Trabalhos são executados no Projeto Horta Comunitária no Bairro Glória

14/03/2023 | Por: Talisson Lange

Desde a semana passada, a Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho juntamente com a UERGS e apoio de Secretarias da Prefeitura Municipal de Três Passos, vem trabalhando na infraestrutura do Projeto Horta Comunitária.

No local, que fica nos fundos da escola e ao lado da academia ao livre, foi executada a limpeza e, agora, está sendo realizada escavação de valas para que a Horta Comunitária receba uma base com muro e cerca de tela.

De acordo com o diretor, Laércio Artur Hilger, o projeto da Horta comunitária, assim carinhosamente chamado, iniciou em 2021 a partir da ideia do prefeito Arlei Tomazoni que vislumbrou neste local uma oportunidade de se fazer uma horta. “A partir daí se procurou parcerias e ideias para a mesma, pois a escola sozinha não teria naquele momento condição de desenvolver o projeto”, explicou o diretor.

Desse modo, surgiu então como parceira a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), unidade de Três Passos, que montou um projeto para que a ideia tomasse forma.

O local servirá como um espaço didático para que sejam desenvolvidas atividades com os alunos da escola, da UERGS e do Programa Semeando. Além disso, um dos seus objetivos é integrar e incentivar o envolvimento da comunidade escolar e do Bairro Glória, na produção e oferta de hortaliças para o consumo. Hortaliças essa produzidas através do manejo de base agroecológica.

O diretor informou que a próxima etapa do Projeto é promover um mutirão com os moradores do Bairro Glória, pais de alunos da escola, professores e alunos da UERGS e Programa Semeando, para organização da Horta Comunitária. A Administração Municipal acredita que esta também é uma forma de estimular a instalação de hortas domésticas pelas famílias da comunidade do bairro e arredores.

São parceiros do projeto a UERGS, o Círculo de Pais e Mestres (CPM) da EMEF 25 de Julho e a Administração Municipal através das Secretarias Municipais de Educação e Cultura/ Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar, de Agricultura, de Obras, de Transportes e de Saúde.