Casas do PAC II são entregues aos beneficiários

14/09/2015 | Por: Elenara de Oliveira

- Investimento no conjunto habitacional, que contempla 100 famílias da área de risco do Bairro Frei Olímpio, fica próximo a R$7 milhões -

O prefeito Municipal de Três Passos, Zé Carlos Amaral, entregou ao lado do ministro Pepe Vargas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, as 100 unidades habitacionais aos beneficiários do PAC II.

A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira, 11 de setembro, no conjunto habitacional batizado como Loteamento Dona Vanda, no Bairro Glória. Além da presença das 100 famílias, contou com o prestígio do superintendente Executivo da Caixa Econômica Federal, Lucio Roberto Hackenhaar, inúmeras autoridades, representantes dos mais diversos segmentos, imprensa e comunidade em geral.

Ao chegar no loteamento, o ministro Pepe Vargas, ao lado do prefeito Zé Carlos, primeira dama e secretária Municipal de Assistência Social Fabiane Amaral e do superintendente da Caixa, conferiu as obras, entrando na casa do morador Cassiano Mariano Delfino.

Durante a solenidade, o superintendente Executivo da Superintendência de Negócios de Habitação do Norte Gaúcho da Caixa Econômica Federal, fez um agradecimento a toda equipe envolvida na construção do conjunto habitacional e enfatizou o empenho da Administração Municipal para que o projeto se concretizasse.

O beneficiário Loidemar Foss, representou as 100 famílias beneficiárias do conjunto habitacional e falou da alegria em estar recebendo a casa. “São casas muito boas, com aquecimento solar e feitas com dedicação e amor. É uma emoção muito grande para mim e acredito que para cada um que está sendo beneficiado com uma casa para dar mais conforto a sua família. Então vamos cuidar, e aproveitar esta oportunidade que nos traz orgulho de estar desfrutando desta benção”, disse ele.

Emocionado, durante o seu discurso o prefeito Municipal, Zé Carlos, destacou o momento especial e histórico vivido pelo Município de Três Passos. “Quero dizer que esta inauguração entra para história de Três Passos por ter o maior número de casas populares entregues de uma única vez. E a Administração Municipal de Três Passos não mediu esforços para que tudo acontecesse. Em 2010, juntamente com o ex-prefeito Cleri, buscamos os recursos, encaminhando o projeto junto ao Governo Federal; adquirimos em 2011 esta área de terra em que foram construídas as casas, trabalhamos com muito afinco nos projetos técnico-social, ambiental, habitacional”, relembrou.

Para finalizar o seu pronunciamento, o prefeito Zé Carlos enfatizou a nova fase que os beneficiários passam a viver a partir de agora e mencionou a inspiradora do nome que leva o conjunto habitacional, Dona Vanda, como um exemplo a ser seguido por eles, agradecendo a todos que ajudaram na concretização do conjunto habitacional, em especial, as famílias. “Meu muito obrigado a todas as 100 famílias que hoje iniciam uma nova fase de suas vidas, para as quais quero dizer que:Sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”.

O ministro Pepe Vargas destacou a grande parceria do Governo Federal com a Prefeitura de Três Passos, apresentando números importantes que evidenciam os resultados em diferentes áreas. Ele informou que foram construídas 1.094 moradias na cidade, as quais englobam as três faixas do Programa Minha Casa Minha Vida; além disso, 256 na área rural. Na saúde ele destacou números expressivos, como as Unidades construídas, atribuindo isso a gestão do prefeito Zé Carlos, enquanto secretário. “Este é o nosso compromisso, trabalhar em conjunto com os governos municipais e estaduais. E aqui estamos vendo um exemplo disso, através da parceria que traz benefícios concretos para a população”, frisou.

De forma simbólica, as autoridades realizaram a entrega das chaves aos beneficiários. O conjunto habitacional, que engloba as 100 casas, recebeu um investimento de R$6.933.363,38 com recursos federais, e também, com contrapartida do Município.

Durante à tarde da sexta-feira, com organização da Secretaria Municipal de Assistência Social, os beneficiários assinaram os contratos com a Caixa Econômica. A mudança das famílias da área de risco do Bairro Frei Olímpio, teve início na manhã do sábado, dia 12, seguindo pela semana.