Secretárias da Saúde e de Assistência Social participam de série especial da Semana da Mulher

07/03/2023 | Por: Talisson Lange

Falar sobre os serviços de saúde e de assistência social voltados para as mulheres foi a missão das secretárias Municipais, Maria Helena Krummenauer e Rosani Antunes do Nascimento, durante participação na Rádio 92,5 FM, ontem, dia 06 de março.

A entrevista foi a primeira a fazer parte de uma série especial, promovida pela emissora de rádio, alusiva à Semana da Mulher, em razão da passagem do Dia Internacional da Mulher, que será celebrado na quarta-feira, dia 8 de março.

SAÚDE

A secretária de Saúde, Maria Helena, destacou o trabalho que vem sendo realizado na área, como a oferta de práticas integrativas como a acupuntura, a implantação da Rede Bem Cuidar, as atividades físicas desenvolvidas com as mulheres nas academias, entre outras.

A ESF do Bairro Érico Veríssimo é o ponto de referência da Rede Bem Cuidar, em Três Passos, onde a mulher idosa passa a ter um olhar especial. Uma equipe multiprofissional, integrada por médico clínico, dermatologista, psicóloga, nutricionista, assistência farmacêutica, equipe de enfermagem, educador físico. E esse olhar especial cresce cada vez mais, em razão do envelhecimento da população.

Também são realizados exames de rastreamento a partir de mamografia, ecografia e exames de sangue. “No ano de 2022, foram 23.016 consultas e exames especializados. No Hospital de Caridade foram 19.800 atendimentos no último ano, entre consultas, cirurgias e internações”, destacou Maria Helena.

Nas unidades de saúde, o número de atendimentos médicos atingiu 39 mil consultas. A odontologia somou 9.500 procedimentos. Somando todas essas áreas, em 2022 foram mais de 91 mil atendimentos pelo SUS na comunidade de Três Passos.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Já a secretária de Assistência Social, Rosani, destacou alguns dos muitos serviços voltados às mulheres que compõem o planejamento da pasta. Ela enfatizou que pela Assistência Social, o trabalho com as mulheres é constante.

São realizados Grupos de compartilhamento no Centro de Convivência Irmã Dulce, grupos de gestantes, acolhimentos de demandas, especialmente quando a mulher está em situação de risco, incluindo o encaminhamento para os órgãos competentes.

Outro destaque é o bazar solidário, que oferece opções em roupas e se tornou outro espaço bastante acessado pelas mulheres, são apenas alguns exemplos citados pela secretária.

Para atendimentos específicos, o município dispõe dos serviços prestados pelo CREAS (contato pelo 3522-0414) e também pelo CRAS (3522-0413).

*Com informações da Rádio 92 FM.