Programa Semeando: reunião discute sobre ações para 2023

16/02/2023 | Por: Talisson Lange

A Administração Municipal de Três Passos está investindo cada vez mais no Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar. Na tarde de quarta-feira (15), a Secretaria de Educação (SMEC) reuniu os professores técnicos e a representação das secretarias para dialogar sobre as ações que serão desenvolvidas em 2023.

Além das Secretarias de Educação, Saúde e Agricultura, o programa semeando integra a partir desse ano letivo as Secretarias de Assistência Social e Meio Ambiente, com o objetivo de ampliar a oferta e a qualidade do ensino nas comunidades rurais.

Conforme o secretário da SMEC, Osvaldir Urnau, a ampliação do programa se dá muito pela parceria criada. “O programa está em evolução e vamos ampliar e melhorar os bons resultados atingidos no ano passado”, encerrou.

Teremos neste ano

* Integração entre as turmas da escola e entre todas as escolas do campo;

* Estímulo à leitura, interpretação e escrita;

* Participação ativa dos pais que se envolvem com os projetos dos alunos (seus filhos);

* Fortalecimento do elo da família x professores x escola x comunidade, que se integram em vários momentos durante as etapas dos projetos;

* Abrangeu-se toda as comunidades rurais do território do município de Três Passos;

* Diversidade de temas apresentados, incluindo: bovinocultura de leite, galinha caipira, gado de corte, produção de trigo, mandioca, hortaliças, condimentos, feijão, batata-doce, milho orgânico, suinocultura, ovinocultura, avicultura, preservação de nascentes e da mata ciliar, piscicultura, apicultura criação de coelhos.

* Incentivo a sucessão rural e a geração de renda nas propriedades rurais, a partir da diversificação de culturas;

* Sustentabilidade e produção de alimentos de subsistência;

* Fortalecimento das Escolas do Campo com um currículo diversificado;

* Projetos com pretensão de continuidade.

Os alunos mais uma vez serão desafiados a desenvolver pesquisas com iniciação científica, elaborar trabalhos contextualizados utilizando a tecnologia e preparados para apresentar ao público.