Três Passos conquista a adesão ao Selo SUSAF

10/02/2023 | Por: Talisson Lange

Após 12 anos da criação do SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), através da Lei nº 13.825/2011, a Administração Municipal comemora sua implantação em Três Passos.

A adesão de Três Passos ao SUSAF aconteceu na quinta-feira (09), quando o Secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Giovani Batista Feltes, homologou junto ao Diário Oficial do Estado.

Conforme o prefeito municipal, Arlei Tomazoni, esta é uma grande conquista desta gestão. “É um trabalho que vai ampliar as fronteiras que antes eram restritas aos limites do município. Quem está instalado ou vai se instalar em Três Passos, poderá comercializar seus produtos para todo o Estado. Agradecemos a todos que acreditaram ser possível este sonho e contribuíram para que se concretizasse”, concluiu.

Para conquistar o SUSAF, o Sistema de Inspeção Municipal (S.I.M) – departamento vinculado à Secretaria de Agricultura – precisou passar por uma grande reestruturação:

- Nova lei e decreto;

- 07 instruções normativas;

- Ter equipe técnica com dois médicos veterinários e um estagiário;

- Veículo exclusivo;

- Cronograma oficial de análises laboratoriais;

- Manual de trabalho padronizando cada ação;

- Implantação do controle de produção de cada agroindústria;

- Ser atuante na fiscalização e educação sanitária;

- Publicações informativas através das redes sociais;

O vice-prefeito, Rodrigo Ipê, acredita que o maior beneficiado será a agroindústria. “Nós sabemos do trabalho que deu para chegar a esse ponto, e cada secretaria possui a sua parcela nessa conquista”, encerrou.

O selo SUSAF vem para fortalecer as agroindústrias, potencializar o volume de produção e vendas, e consequentemente, o aumento da geração de emprego no Município, um dos objetivos da gestão Arlei e Ipê. O próximo passo será a indicação das agroindústrias do município as quais estarão aptas com permissão de venda de seus produtos em todo o estado do Rio Grande do Sul.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 16/07/2024