Desafios e metas foram tratados pelo CITEGEM na primeira reunião do ano

01/02/2023 | Por: Talisson Lange

Tratar dos desafios e metas a curto e longo prazo para o bom funcionamento do Consórcio Intermunicipal de Gestão Multifuncional (CITEGEM), foi uma das pautas da primeira reunião da nova diretoria, que aconteceu na terça-feira (31).

O encontro foi realizado na sala de reuniões do Consórcio, localizado na BR 468 esquina com a RS 207, em Bom Progresso, e contou com a participação dos prefeitos que compõem a diretoria: o presidente, Arlei Tomazoni, de Três Passos; o vice-presidente, Jeancarlo Hunhoff, de São Martinho; e o secretário, Marco Aurélio Nedel, de Crissiumal; além da coordenação e equipe técnica.

Inicialmente o assessor contábil do CITEGEM, contador Marcos Foerch, apresentou o balanço do ano de 2022 e explanou sobre a situação financeira do órgão público, que tem apresentado bons resultados.

A assessora ambiental, engenheira Luma Tejada, fez uma explanação dos principais desafios do Consórcio no que diz respeito à atividade fim, que é o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos.

Os prefeitos juntamente com o coordenador, Gilberto Knorst, e a equipe técnica, elencaram as principais metas para o CITEGEM e a importância da busca por mecanismos e soluções capazes de tornar o aterro sanitário cada vez mais ambientalmente correto, aumentando assim, a sua sustentabilidade e eficiência.

O presidente, prefeito Arlei, enfatizou que é preciso agregar para que os desafios sejam enfrentados e as metas atingidas, nesse sentido, falou da importância de conhecer outras realidades, dando como exemplo a visita realizada ao CIGRES.

Também, o prefeito Nedel observou que, apesar do Consórcio apresentar bons resultados, ainda é necessário otimizar as receitas e diminuir as despesas para que se torne cada vez mais autossuficiente. Já o prefeito Jeancarlo, sugeriu reunir forças entre os municípios que compõem o Consórcio para juntos, irem em busca de recursos estaduais e federais, o que foi também sugerido pelos demais.

Para o mês de fevereiro, o CITEGEM pretende realizar a sua Assembleia Geral Extraordinária, momento em que será apresentado o balanço e tratado assuntos gerais. A data, local e horário serão divulgados em breve.