Diretoria do CITEGEM vai em busca de bons exemplos

31/01/2023 | Por: Talisson Lange

A diretoria do Consórcio Intermunicipal de Gestão Multifuncional (CITEGEM), esteve visitando na segunda-feira (30), o Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (CIGRES), localizado em Seberi.

Composta pelo presidente do CITEGEM, prefeito de Três Passos Arlei Tomazoni; pelo secretário, prefeito de Crissiumal Marco Aurélio Nedel; pelo coordenador, Gilberto Knorst; e pela engenheira ambiental, Luma Tejada, a comitiva foi recebida por um grupo de prefeitos que integram o Consórcio.

O presidente do CIGRES, prefeito de Novo Tiradentes Luiz Carlos Benedette, juntamente com o coordenador geral, Elton Tatto, e equipe técnica de engenharia e projetos, explanou sobre o funcionamento e ponderou sobre toda a transformação pela qual o Consórcio passou nos últimos anos.

A importância do trabalho desenvolvido pelos Consórcios foi evidenciada pelo prefeito de Crissiumal, destacando que o CIGRES serve de referência, pois se encontra em um estágio mais avançado. “Aprendemos muita coisa e queremos agradecer a recepção calorosa que tivemos aqui neste Consórcio”, disse Nedel.

A gestão diferenciada que a direção do CIGRES vem realizando foi percebida pelo presidente do CITEGEM, prefeito Arlei, que agradeceu a troca de experiências e principalmente o conhecimento que poderá ser aplicado durante a sua gestão.  “Estamos buscando bons exemplos e vimos que o trabalho que vem sendo feito aqui é diferente a nível de estado e até de país”, ponderou.

A iniciativa teve o objetivo de conhecer o CIGRES, que se tornou referência em gestão, contabilizando inúmeros investimentos e avanços em infraestrutura e aquisições de veículos e máquinas pesadas. Indicado como modelo por órgãos estaduais como o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), o CIGRES também é exemplo na destinação correta e gestão de resíduos, colaborando decisivamente para a preservação do meio ambiente, através de uma atuação constante voltada para a sustentabilidade.