Agropecuária: leis de incentivo possibilitaram grande valorização do setor nestes últimos dois anos pela gestão municipal

26/01/2023 | Por: Talisson Lange

Focado em realizar ações de valorização do setor agropecuário, o prefeito Municipal de Três Passos, Arlei Tomazoni, apresentou as leis de incentivo criadas e reestruturadas para o setor nestes dois anos de mandato da atual gestão.

A apresentação aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), durante a primeira reunião ordinária do ano do Conselho Municipal de Agropecuária, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

O presidente do Conselho, engenheiro agrônomo Marcelo Larssen, explanou sobre a pauta do encontro, deu as boas-vindas a todos e, em especial, ao prefeito por estar participando e acompanhando os trabalhos do órgão.

A importância do alinhamento entre Administração Municipal e Conselho, no que se refere às políticas públicas voltadas ao setor, foi destacado pelo prefeito: “precisamos de mais momentos como o de hoje, para podermos conversar, discutir e entender os problemas dos nossos agricultores”, ponderou.

SETOR RECEBEU MAIS DE R$ 2,3 MILHÕES EM INVESTIMENTO

Em dois anos de gestão, a Administração Municipal criou e reestruturou 15 leis, 09 decretos e 07 normativas para beneficiar as atividades agropecuárias do município.

Estas ações voltadas à valorização do setor, possibilitou que nos anos de 2021 e 2022, somente em incentivos financeiros, a atual gestão municipal pudesse investir mais de R$ 2,3 milhões nas atividades agropecuárias, que são importantes segmentos no contexto econômico do município, gerando empregos, renda e fixando o homem no campo.

Arlei enfatizou que 2021 foi atípico devido à estiagem e à necessidade em atender as demandas reprimidas de anos anteriores, destacando, principalmente, o trabalho executado pela municipalidade através de horas-máquinas.

Segundo o prefeito, todos os investimentos realizados na agricultura retornam ao município e grande parte destes percentuais são canalizados para as áreas da saúde e da educação, além de infraestrutura, reformas e revitalizações.

Participaram da reunião os conselheiros titulares, além dos secretários Municipais de Agricultura, Luis Dietrich, e de Meio Ambiente, Glaciela Scherer, e do técnico da SMAG, Marlon Schönhalz, que apresentou a Unidade de Referência Agropecuária em Piscicultura, Programa Pró-Peixe.