Comitê de Combate à Dengue discute o enfrentamento do mosquito Aedes Aegypti

24/01/2023 | Por: Talisson Lange

A Administração Municipal de Três Passos realizou na tarde de terça-feira (24), a reunião do “Comitê de Combate à Dengue”, onde dialogaram sobre o trabalho que está sendo desenvolvido e a programação das ações seguintes para a não proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Em destaque na reunião, o relatório do Estado do Rio Grande do Sul informando que 91% de seu território está infestado pelo mosquito (454 de 497 municípios) solicitando atenção no combate ao Aedes Aegypti.

Conforme a secretária de Saúde, Maria Helena Krummenauer, o Município realiza inúmeras ações para combater a proliferação do mosquito, como palestras e participações em escolas para a conscientização, fumacês, visitas e vistorias às residências e terrenos.

A Coordenadora da Vigilância Ambiental/Agentes de Endemias, Andréia Oliveira salienta que Três Passos possui um plano de contingência municipal, espelhado no plano estadual para enfrentamento das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya.

Em 2022 o Três Passos teve 209 notificações de dengue, com 91 casos positivos, 118 negativos, em todos os bairros. Ao iniciar 2023, o município possui apenas 01 caso suspeito.

A Secretaria Municipal de Saúde acredita que todos saíram da reunião com a ideia de que é importante unir forças para eliminar os focos do mosquito, pois ele é muito resistente.