Viveiro Municipal atua na preservação do meio ambiente

11/01/2023 | Por: Talisson Lange

Com os impactos ocasionados ao longo dos anos pela ação do homem, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SeMMA) busca alternativas e métodos para recuperar a natureza. O Viveiro Municipal é um exemplo disso. De lá saem milhares de flores e árvores anualmente, plantadas na zona urbana e rural de Três Passos.

Jorge Sulzbach é servidor da pasta há 24 anos, e trabalha na produção e manutenção de mudas de plantas especialmente nativas que posteriormente são plantadas em áreas degradadas, através de atividades de mobilização e sensibilização da população.

Conforme a secretária de Meio Ambiente, Glaciela Scherer, todos os servidores da secretaria estão engajados na coleta de sementes. “Os biólogos, a paisagista, o fiscal ambiental e o geólogo que vão a campo, auxiliam com informações sobre as plantas nativas que estão em flor ou com sementes para a coleta. É um trabalho contínuo”, concluiu.

O prefeito municipal, Arlei Tomazoni, salienta que o trabalho do viveiro, além de lindo, é essencial para a produção de flores para embelezar a cidade e promover a preservação das florestas e manutenção do meio ambiente. “Nosso município se torna cada dia mais agradável de se viver. Num futuro breve teremos mais investimentos neste setor também”, encerrou.

O viveiro municipal busca oferecer condições ideais para o desenvolvimento de mudas saudáveis de ervas medicinais, plantas nativas, aromáticas e outros, mostrando para a comunidade a importância do viveiro para o manter o meio urbano e rural mais ecológico.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reforça que o munícipe que deseja realizar a retirada de mudas frutíferas nativas e nativas junto ao viveiro, localizado aos fundos do parque de máquinas, deve efetuar a sua inscrição na secretaria, ou por telefone: 3522-0420.