Os efeitos da estiagem são severos em Três Passos

10/01/2023 | Por: Talisson Lange

O Município de Três Passos sofre mais uma vez com os efeitos severos da estiagem. A falta de chuva regular e intensa causa uma grande perda de umidade do solo, e a sua ausência é superior à reposição.

A deficiência acentuada somada à fraca distribuição da chuva, provoca um grave desequilíbrio hidrológico, e leva dezenas de municípios gaúchos a decretarem situação de emergência.

Uma força tarefa entre as Secretarias de Agricultura, Transportes e Obras e Viação está em execução. O foco agora é abastecer as mais de 100 famílias que necessitam de água potável e os serviços de abertura e limpeza de bebedouros com a finalidade de armazenar ao máximo a água da chuva.

O secretário de Agricultura, Luis Dietrich, salienta a importância desse trabalho. “Quero aqui agradecer aos meus colegas secretários que entendem a gravidade do momento, e nos auxiliam a matar a sede de quem mais precisa”, encerrou.

A Secretaria Municipal de Agricultura já entregou mais de 10 milhões de litros de água para consumo humano, e mais de 6,3 milhões de litros para consumo animal somente em 2022. O trabalho prossegue em janeiro.

Com prejuízos significativos no setor agropecuário que ultrapassam R$ 71 milhões, todas as localidades do Município de Três Passos estão sofrendo com a falta de recursos hídricos.

O setor leiteiro, até o momento, teve perda de 20%, com valor total de R$ 3.437.969,00. O Milho Grão Safra Normal teve perda de 60%, perfazendo o valor de R$ 19.992.000,00. O Milho Silagem também teve quebra de 45%, com R$ 33.075,00 de prejuízo. O Soja teve perda de 20%, com prejuízo financeiro de R$ 15.048.000,00.