Prefeitura Municipal trabalha para amenizar os efeitos da estiagem

09/01/2023 | Por: Talisson Lange

A Administração Municipal de Três Passos, através das Secretarias de Agricultura, Transportes e Assistência Social, preocupada com o momento crítico de estiagem que estamos passando, está realizando uma força tarefa para amenizar os impactos causados pela falta de chuva.

O prefeito municipal, Arlei Tomazoni e os secretários, estiveram reunidos na manhã de segunda-feira (09), com os soldados Nagel e Charles, da Defesa Civil de Frederico Westphalen, para analisar as perdas e a situação em que o Município se encontra para o decreto de emergência em decorrência da estiagem.

Com prejuízos significativos no setor agropecuário que ultrapassam R$ 71 milhões, as máquinas das secretarias envolvidas estão desenvolvendo o trabalho de abertura e limpeza de bebedouros, onde desde o início da gestão até agora, mais de 330 serviços foram realizados.

O secretário de Agricultura, Luis Dietrich, salienta que a cada dia que passa o número de agricultores que solicitam este trabalho aumenta. “Temos mais de 45 cadastros de aberturas de bebedouros para realizar, e mais de 100 limpezas. Estamos empenhados e vamos executar”, encerrou.

Já o Engenheiro Agrônomo da SMAG, Evandro Augusto Colombo, enaltece o bom serviço prestado ao agricultor. “O trabalho das máquinas no ano passado foi de excelente qualidade, pois em contato com os agricultores, vimos que realmente segurou a água, caso contrário, teríamos uma demanda muito maior no dia de hoje”, concluiu.

A falta de água é o que mais preocupa os agricultores neste momento, e para auxiliar os produtores neste quesito, a Secretaria de Agricultura segue realizando diariamente a entrega de cargas de água.

Conforme o prefeito municipal, Arlei Tomazoni, este trabalho é fundamental neste momento. “São aproximadamente 100 famílias que estão com escassez de recursos hídricos para consumo humano”, salientou.

A Secretaria Municipal de Agricultura já entregou mais de 10 milhões de litros de água para consumo humano, e mais de 6,3 milhões de litros para consumo animal somente em 2022. O trabalho prossegue em janeiro.