Você sabe a importância do Médico Veterinário no abatedouro de bovinos?

04/01/2023 | Por: Talisson Lange

O papel do Médico Veterinário em abatedouros é muito importante, pois tem a função de inspecionar as carcaças, evitando danos à carne e à saúde pública. A fiscalização de abatedouros conta com o trabalho de um médico veterinário na observação das diversas etapas da produção, desde a higiene físico e sanitária do trabalhador, como o abate (insensibilização, sangria, esfola, e cortes) e todo o processo até a refrigeração das carcaças, órgão e vísceras até o armazenamento da carne.

A inspeção de carnes no abate tem a função de fornecer valiosas contribuições para a vigilância e controle de doenças. No controle das carnes “ante-mortem”, antes mesmo do animal passar pelo abate, o Médico Veterinário tem a responsabilidade de avaliar se está apto para o consumo humano, através da inspeção da carcaça que está na mangueira, peso e saúde de modo geral.

No “post-mortem”, no momento da sangria até a refrigeração, é realizado um processo no qual o fiscal verifica se toda a carcaça, os miúdos e vísceras estão saudáveis, através de exames de visualização, palpação, e incisão para a detecção de anomalias nos tecidos.

Após esse processo, todas as carcaças são carimbadas com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que significa uma garantia de qualidade para todas as carnes, pois ali é informado que o produto realmente é seguro para o consumo.

A inspeção de carnes realizada em abatedouros possui papel fundamental na prevenção para a saúde pública, afastando assim do mercado as carnes impróprias (abate clandestino) para o consumo ou que possam ser prejudiciais.

Com todo esse cenário, é importante também a prevenção da ocorrência de possíveis Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), nesse sentido, algumas das doenças oriundas de alimentos são nomeadas como zoonoses, são elas as bacterianas ou parasitárias, tendo como algumas principais tuberculose, cisticercose, verminoses.

O Médico Veterinário é o único profissional habilitado a reconhecer, identificar e julgar animais de produção e seus produtos como saudáveis e comprometidos por alguma afecção, sejam elas de caráter genético, nutricional ou infectocontagioso.

O município de Três Passos, possui dois abatedouros que são supervisionados durante o abate, um deles é o Abatedouro Konrad, localizado em Padre Gonzales, e o outro é o Abatedouro Bela Vista, em Bela Vista.

O Serviço de Inspeção Municipal de Três Passos atua para a sua segurança alimentar. Fique atento, consuma alimentos inspecionados, cuide da sua saúde!