Família Fockink recebe o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar

13/12/2022 | Por: Talisson Lange

A Administração Municipal de Três Passos prestigiou na manhã de segunda-feira (12), a entrega do Certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) para a família Fockink, em Vista Alegre – Bela Vista.

Os trabalhos da família com o moinho é histórico, está no sangue há várias gerações. No entanto, desde o ano de 2019 os trabalhos de adequações nas áreas ambiental, fiscal e sanitária estão em execução.

Conforme a Emater Três Passos, a família Fockink é munida de pessoas que buscam muitas informações, e aplicam o que aprendem na produção orgânica do milho para melhorar a qualidade da farinha e consequentemente dos produtos.

Conforme Henrique Fockink, a adaptação da propriedade no espaço para o moinho está regularizada de acordo com a legislação. “A Administração Municipal teve total influência para que nosso sonho se tornasse realidade, através do Programa Municipal de Agroindústrias, com incentivo financeiro”, concluiu.

Durante a inauguração, Marilea Peter Fockink fez demonstrações de todas as etapas da fabricação da farinha com o milho produzido na propriedade. “Queremos avançar com este trabalho, e instigar a nossa sucessão”, completou, salientando de que a filha mais velha participa do Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar, desenvolvendo projetos através desta atividade.

O prefeito municipal, Arlei Tomazoni, acredita que as políticas públicas são fundamentais para o desenvolvimento das atividades das famílias do campo. “Nós buscamos de todas as maneiras auxiliar o setor agropecuário, com incentivos, leis, melhorias em infraestrutura e muito mais”, encerrou.

Para se legalizar, a Agroindústria Peter Fockink cumpriu todas as etapas do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

O ato de certificação foi acompanhado pelo prefeito municipal, Arlei Tomazoni, o gerente da EmaterRS - Ascar da região de Ijuí, Fábio Pasqualotto, o gerente adjunto regional, Bergson dos Santos, equipe municipal da EmaterRS - Ascar, Kelvis Rauber, Laurice Diniz e Alexandre Griebler, professora da Uergs, Fernanda Weber, secretários municipais, além de familiares e vizinhos.