Secretaria de Educação conhece o programa “Biodigestores nas Escolas” em Venâncio Aires

09/12/2022 | Por: Talisson Lange

As Secretarias Municipais de Educação, Desporto e Cultura (SMEC) e Meio Ambiente (SEMMA) realizaram uma visita técnica na cidade de Venâncio Aires, para conhecer o programa “Biodigestores nas Escolas”, implantado em 23 instituições de ensino daquela cidade.

Conforme os secretários Osvaldir Urnau e Glaciela Scherer, o programa é inovador e tem como objetivo promover a educação ambiental e o adequado gerenciamento dos resíduos produzidos nas escolas, por meio de ações práticas e contínuas do cotidiano.

Biodigestores são equipamentos que realizam a transformação de resíduos orgânicos em gás e fertilizante. Após a inserção de sobras de alimentos (cascas, frutas, arroz, feijão, carne, gordura) no biodigestor, inicia-se um processo de degradação da matéria orgânica, por bactérias anaeróbias, como produtos desta degradação são obtidos biogás e fertilizante líquido.

Desta forma, a partir do reaproveitamento dos resíduos orgânicos, é possível obter um combustível sustentável para cozinhar e um biofertilizante para adubar hortas, pomares e floreiras.

Além dos benefícios que envolvem a destinação ambientalmente adequada dos resíduos orgânicos e do aproveitamento dos subprodutos obtidos, a implantação dos sistemas de biodigestão será uma nova ferramenta de aprendizagem prática, envolvendo diversas disciplinas, como biologia, química, matemática, português e outras.

A visita técnica das secretarias foi conduzida pelo secretário de Educação, Emerson Elói Henrique, Coordenador, Rui Schwinn, secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, a coordenadora da Educação Infantil, Flávia Kieling e a fiscal de Meio Ambiente, Carin Gomes.