Executivo Municipal prestigia os 50 anos da ACSURS

25/11/2022 | Por: Talisson Lange

O prefeito municipal, Arlei Tomazoni, junto com a diretoria da Associação dos Suinocultores de Três Passos (Assuipassos), Jader Renz e Márcio Kochenborger, prestigiaram na noite de quinta-feira (24), no Parque Assis Brasil em Esteio, o evento que marcou as cinco décadas de história da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS).

Conta a sua história, que o nascimento se deu através das mãos de um grupo de suinocultores e técnicos que assumiram a responsabilidade de zelar pelos interesses da categoria e de trabalhar pelo melhoramento genético do rebanho.

A constituição da entidade deu-se em assembleia realizada no dia 25 de novembro de 1972, conduzida pelo produtor Reynaldo Migliavacca e secretariada por um dos futuros presidentes, José Adão Braun. Este momento marcou o começo de uma nova história.

“Chegar aos 50 anos é um marco importante. Mostra o pensamento visionário dos fundadores, que sentiram a necessidade de se ter uma entidade representativa do setor produtivo, pensando no desenvolvimento da suinocultura”, avalia Valdecir Luis Folador, presidente da ACSURS.

A ACSURS surgiu a partir da necessidade de se constituir uma associação dos suinocultores de âmbito estadual, visto que a suinocultura gaúcha se desenvolvia de forma bastante acelerada e precisava de mais suporte para que os objetivos fossem alcançados.

O RS tem em torno de 7,5 mil produtores de suínos espalhados em todas as regiões do estado, entre independentes e integrados, e a ACSURS representa a todos. Atualmente, a entidade conta com 2 mil associados diretos e indiretos através das associações municipais de suinocultores.

Entre suas conquistas, vale destacar o pioneirismo no trabalho de inseminação artificial de suínos, contribuindo para o melhoramento genético do rebanho. O ponta pé inicial e a introdução da prática no país deu-se em 1975, quando o engenheiro agrônomo e, na época, presidente da ABCS, Hélio Miguel de Rose retornou de uma viagem à Europa e apresentou a um grupo de produtores gaúchos a ideia de implantar a inseminação artificial em suínos.

Inovador, o projeto visava a disseminação dos animais melhoradores, contribuindo decisivamente no aprimoramento das carcaças e da genética, num período ainda marcado pela transição do porco tipo banha para tipo carne.

Incentivado por De Rose, o médico-veterinário Werner Meincke assumiu a atividade dentro da ACSURS, após estágio na Holanda. Em seu retorno, começou a montar o projeto da Central de Inseminação Artificial de Suínos (CIAS), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que ofereceu suporte técnico e financeiro à iniciativa.