Prefeitura Municipal recolhe lixo irregular no bairro Frei Olímpio

21/11/2022 | Por: Talisson Lange

Você já parou para pensar nos problemas que o lixo descartado de forma irregular pode causar ao meio ambiente? Esta prática foi observada pela Administração Municipal de Três Passos, a qual atrai uma série de problemas para a comunidade.

O Município possui coleta de lixo regular, com cronograma estabelecido para cada bairro. No entanto, as Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Viação, Transportes e Saúde, realizaram na sexta-feira (18), uma operação para recolher resíduos em local inapropriado no bairro Frei Olímpio, na área conhecida como “antiga pedreira”.

Conforme a secretária de Meio Ambiente, Glaciela Scherer, os servidores recolheram centenas de quilos de lixo de todos os tipos. “Nós retiramos muito entulho também, com descarte de móveis e eletrodomésticos. Fizemos limpeza manual antes da entrada das máquinas, devidamente autorizada pelo setor que retiraram mais de quarenta caminhões caçamba”, concluiu.

Conforme o prefeito municipal, Arlei Tomazoni, a intervenção foi necessária e urgente, uma vez que o volume de resíduos e entulhos depositados irregularmente na área é grande. “Esse ato de descarte traz severos riscos à saúde pública, com proliferação de diversos vetores de doenças, além de abrigar animais peçonhentos”, resumiu.

A Administração Municipal agradece o empenho das secretarias envolvidas para solucionar esta questão, lembrando que o descarte incorreto de lixo pode incorrer em multa e solicita que a comunidade não o faça. O fato de o resíduo estar em área de preservação traz impactos aos recursos hídricos locais, pois acabam carreados para o leito dos lajeados em dias de maior precipitação.