Cuidado com o Mel na Chupeta – Botulismo no Bebê

21/11/2022 | Por: Talisson Lange

Elaborado a partir do néctar das plantas, o mel carrega inúmeras propriedades medicinais, nutricionais e cosméticas, sendo seus benefícios de conhecimento geral. Contudo, para crianças antes do primeiro ano de vida, o mel não é um alimento indicado pois aumenta o risco de transmissão do botulismo e, como o sistema imunológico da criança ainda não está desenvolvido, os riscos de contaminação são maiores.

O botulismo infantil é uma doença rara, porém grave, causada pela bactéria "Clostridium botulinum" que pode ser encontrada no solo, podendo contaminar água e alimentos, por exemplo. Além disso, os alimentos mal conservados são uma ótima fonte de proliferação dessa bactéria. Assim, a bactéria pode entrar no organismo do bebê através do consumo de alimentos contaminados e, no organismo, passa a produzir uma toxina que resulta no aparecimento dos sintomas.

A presença da toxina no organismo do bebê pode resultar em grave comprometimento do sistema nervoso, podendo a infecção ser confundida com o acidente vascular cerebral, por exemplo. A fonte mais comum de infecção em bebês com menos de 1 ano é o consumo de mel, isso porque o mel é um ótimo meio de propagação dos esporos produzidos por essa bactéria.

Por isso, o Serviço de Inspeção Municipal de Três Passos reforça sobre a importância de adquirir o produto somente com selo de inspeção para garantir a segurança do alimento, somente assim é possível ter confiança na integridade das embalagens e na qualidade do produto. No município de Três Passos temos uma agroindústria fiscalizada, onde nossos veterinários além de fiscalizar a qualidade do produto, também preservam a saúde do consumidor!

Para mais informações