Rosa Maria Bach: a artesã de bonecas em alto padrão

16/11/2022 | Por: Talisson Lange

A Casa da Cultura Professor Orestes Luiz Colombo continua visitando artistas do Município de Três Passos. Após o contato inicial, a coordenadora do Setor Cultural, Andrea Baraldi, vinculado à Secretaria de Educação (SMEC), permanece valorizando a diversidade e a cultura local.

Na tarde de quarta-feira (16), a artesã Rosa Maria Bach, produtora de bonecas de pano de alto padrão recebeu a visita do Poder Público. A artista conta que utiliza este hobby como terapia ocupacional.

Aposentada como professora do Município de Três Passos, a artesã salienta que o trabalho com tecido iniciou quando tinha apenas cinco anos, e observava sua mãe realizando serviços na máquina de costura.

Hoje, Rosa Maria possui três filhos, e trabalha em tempo integral com a produção das bonecas sob encomendas desde agosto de 2021, em sua própria residência, na Rua Antônio Sampaio, no bairro Glória. São bonecas confeccionadas em diversos tecidos, todas articuladas, com peças de roupas para trocar, personalizar, e cada uma com o seu mascote.

Conforme a artesã, o desconhecido é o que a motiva a fazer mais e melhor. “O acabamento é o diferencial.  Busco me especializar com cursos EAD e recebo o incentivo da minha família para usar a criatividade no tecido, com amor em cada processo”, concluiu.

A coordenadora do Setor Cultural, Andrea Baraldi, afirma que a artista estará presente nos eventos do Município de Três Passos expondo seus produtos. “São realmente obras de arte que precisam ser mostradas. Por isso o nosso Sarau Cultural, no dia 25 de novembro na Unijuí”, encerrou.

A iniciativa irá agregar artistas plásticos e artesãos expondo seus talentos através dos trabalhos, bem como escritores e suas obras literárias, música e poesia, num espaço de convivência cultural onde as pessoas poderão contemplar vários tipos de artes a partir das 19h, na Sala 106 do Campus Três Passos. A entrada é gratuita e toda a comunidade está convidada para participar.