Secretaria de Agricultura prestigia o encontro Estadual das Casas Familiares Rurais

11/11/2022 | Por: Talisson Lange

No dia 09 de novembro, as Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul estiveram reunidas na “Casa Familiar Rural Filhos da Terra”, em Campinas das Missões, para avaliar o trabalho da instituição na educação e capacitação dos jovens rurais, na sucessão rural, além de confraternizar e participar de atividades integrativas.

O evento contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas entre os jovens educandos do ensino médio, professores, técnicos, monitores, autoridades e representantes das entidades parceiras.

A Secretaria Municipal de Agricultura de Três Passos esteve representada pela secretária Daiana Bald, a Diretora de Agricultura e Pecuária, Cristiane Bertaluci, e o Engenheiro Agrônomo Evandro Augusto Colombo, além dos jovens do município.

Três Passos incentiva a permanência dos jovens e suas famílias no campo, através da Lei municipal 5.526/2019 que institui parceria com a Casa Familiar Rural Santo Isidoro de Frederico Westphalen, garantindo a continuidade dos trabalhos realizados no Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar desenvolvido nas escolas do campo do município.

Os jovens participantes das Casas Familiares recebem qualificação técnica nas áreas de agricultura e pecuária, durante os três anos do ensino médio e são estimulados a desenvolverem projetos produtivos com suas famílias nas propriedades rurais, assegurando a geração de renda, com aumento da produção e produtividade e um gerenciamento eficiente e racional da propriedade familiar.

Para a secretária Daiana, esse encontro mostrou a força do trabalho que as Casas Familiares Rurais vem desenvolvendo na formação dos jovens, voltada para a realidade do campo, visando à permanência dos jovens em suas propriedades, criando oportunidades de trabalho e renda no lugar em que vivem.

No encontro foi enaltecido e elogiado o trabalho das Casas Familiares Rurais na formação de jovens agricultores nas diversas regiões do estado, envolvendo mais de 100 municípios.