Secretarias de Agricultura e Planejamento reúnem membros das Redes Comunitárias de Água

09/11/2022 | Por: Talisson Lange

A Administração Municipal de Três Passos, através das Secretarias de Agricultura e Planejamento, realizaram na tarde de terça-feira (08), uma reunião sobre o Serviço Municipal de Água (SEMAG-TP), com membros das comunidades que utilizam estes serviços.

O intuito do encontro foi dar mais detalhes e informações sobre o processo de adesão ao SEMAG, a qual atuará na prestação de serviço de fornecimento de água às unidades de consumo na área rural ou de expansão urbana que não são atendidas pela CORSAN, ou por Rede Comunitário legalmente constituída.

O prefeito municipal, Arlei Tomazoni, em suas considerações iniciais reforçou que nunca houve uma regra formal sobre o serviço de água que já é prestado pelo Município, e agora poderá destinar gratuitamente o trabalho de máquinas, auxiliar novas ligações e com material para isso.

A secretária de Agricultura, Daiana Bald, deixou claro que o SEMAG-TP não tem o intuito de “terminar” com as redes comunitárias. “As redes que desejam continuar com seus serviços da forma como está, não são obrigadas a aderir”, concluiu.

O secretário de Planejamento, Lucas Neckel, explicou que a rede que deseja manter o fornecimento de água de forma independente, deve enviar ofício ao Executivo Municipal, informando que deseja manter-se sob gestão comunitária acompanhado de mapa delimitando a área de atuação da rede comunitária e indicação dos poços e reservatórios existentes na rede.

Com o SEMAG-TP, o Município estará autorizado a fornecer serviço de máquina gratuitamente às redes comunitárias, ceder material para a primeira ligação de água (até 200m de canos) em redes sob a gestão do SEMAG-TP ou redes sob gestão comunitária.

Mais informações sobre os benefícios da adesão ao SEMAG-TP podem ser obtidas através das Secretarias de Agricultura e Planejamento, bem como os documentos necessários para tal.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 16/07/2024