Serviço de Inspeção Municipal destaca a importância da análise laboratorial em alimentos

08/11/2022 | Por: Talisson Lange

Uma das atribuições do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria de Agricultura, são as análises laboratoriais de alimentos, as quais são fundamentais para garantir que os produtos estão de acordo com o que é exigido em normas e legislações de órgãos fiscalizadores.

Além de certificar que os produtos estão de acordo com as normas, realizar os testes é essencial para confirmar que os alimentos são seguros para o consumo humano.

Um dos pontos mais importantes dos testes é detectar a presença de microrganismos indesejáveis em alimentos, porque fungos e bactérias podem se desenvolver nos produtos. As análises também ajudam a garantir a qualidade e o sabor das mercadorias e definir um prazo de validade adequado para elas.

A Administração Municipal de Três Passos, através da Lei 5.628/21 - que institui o Programa Municipal de Agroindústria (Pró-Agroindústria), subsidia as análises para as agroindústrias familiares, como forma de incentivo.

O serviço de Inspeção Municipal de Três Passos atua para a sua segurança alimentar. Fique atento, consuma alimentos inspecionados, cuide da sua saúde!