Três Passos de cara nova

24/07/2015 | Por: Elenara de Oliveira

Administração Municipal trabalha no projeto de remodelação das avenidas Ijuí e Júlio de Castilhos

Uma das prioridades elencadas nas demandas do Planejamento Estratégico da Administração Municipal de Três Passos é a remodelação das Avenidas Ijuí e Júlio de Castilhos.

Desde que iniciou sua gestão, es

ta é uma das grandes preocupações do prefeito Municipal Zé Carlos Amaral, que vem planejando há meses com sua equipe de trabalho a revitalização das avenidas e do centro da cidade.

Muitas reuniões e estudos foram e continuam sendo realizadas para que Três Passos fique de cara nova. E toda esta remodelação será possível através de um projeto arrojado de modernização que vem sendo construído pelos profissionais e acompanhado minuciosamente pelo prefeito Zé Carlos.

“Um projeto que fará jus à fase acelerada de desenvolvimento que o município vivencia em seus diversos setores. Queremos deixar nossa cidade mais bonita, proporcionando dessa forma, uma melhor qualidade de vida aos munícipes”, ressaltou o prefeito.

Entre as ações para melhoria das avenidas, está a operação tapa buracos realizada ao longo desta semana, depois da estiagem das chuvas. Ação esta, que antecede o recapeamento asfáltico, que deve ser iniciado nos próximos dias pela empresa vencedora da licitação.

*Mudanças no trânsito com a instalação de semáforos

Esta remodelação, além de contar com o recapeamento das avenidas, abrange mudanças no trânsito. Será instalado um semáforo três tempos na Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Ricardo Rucker, imediações da Agropecuária Saracura. Esta Rua passará a ser mão única, no sentido Daltro Filho a Avenida Júlio de Castilhos, com estacionamento oblíquo possibilitando novas vagas.

Ainda serão instalados oito semáforos de pedestres por tempo, facilitando, dessa forma, a passagem dos pedestres proporcionando uma melhor segurança ao trânsito. Também, todas as faixas de segurança para pedestres serão pintadas nas avenidas e criadas novas nas ruas transversais.

*Instalação de corrimãos

Outra medida que será tomada pela Administração Municipal para propiciar maior segurança no trânsito é a instalação de 38 corrimãos nas esquinas da Avenida Júlio de Castilhos e Costa Silva. Todos serão padronizados com os já instalados ao lado do Fórum.

*Replantio de Ipês

Diferente do que imaginam as pessoas, os Ipês não são causadores das crises alérgicas conforme levam a culpa. E isso é comprovado cientificamente. A floração dessas árvores coincide com a floração do azevém e outras gramíneas, que sim são os grandes vilões dos alérgicos. Mais informações estaremos trazendo nas próximas semanas.

E para padronizar e renovar o aspecto da avenida, cerca de 100 mudas de Ipês serão replantados nos canteiros centrais, ampliando a área verde da cidade. Os Ipês possuem as características necessárias para o local, tendo em vista, a adaptação da espécie ao solo, a facilidade do manejo e o controle das pragas.

Com o replantio dos Ipês e substituição de algumas árvores que estão mortas ou apresentam riscos à população, as avenidas também receberão um toque no projeto paisagístico já existente para deixar a cidade mais bonita e convidativa.

*Instalação de lixeiras

Oitenta novas lixeiras públicas serão instaladas nas avenidas em pontos estratégicos, seguindo o projeto padrão de outras 40, já instaladas há algumas semanas. Ações em conjunto das Secretarias Municipais de Obras e Meio Ambiente que garantem, assim, uma melhor conservação da limpeza urbana.

*Revitalização da Praça Reneu Geraldino Mertz

Um novo projeto de iluminação para a Praça Reneu Geraldino Mertz está em andamento. Esta revitalização, além de proporcionar maior segurança aos usuários, vai garantir uma economia de 1/5 do valor do consumo pelas luminárias funcionarem através do sistema de telegestão.  Os brinquedos de recreação do playground da pracinha também serão restaurados.