Secretaria de Agricultura inicia o curso de “NR 31 – aplicação de agroquímicos”

24/10/2022 | Por: Talisson Lange

A Secretaria Municipal de Agricultura deu início no curso de “NR 31 – aplicação de agroquímicos”. Em parceria com o SENAR, o Engenheiro Agrônomo, Paulo César Pires, oferece os ensinamentos para a compra e manuseio de agroquímicos, exigido pela NR 31 - segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária silvicultura, exploração florestal e aquicultura.

A secretária de Agricultura, Daiana Bald, o conhecimento que as especializações proporcionam, permite que executemos atividades com eficácia e qualidade, o que gera diferenciação positiva. “O diferencial é fundamental nos dias atuais, pois assim como as empresas, o campo busca profissionais preparados para realizar suas funções”, concluiu.

CONTEÚDO DO CURSO

Teórico:

- Interpretação do rótulo dos agrotóxicos: inseticida, fungicida, acaricida, herbicida, adjuvantes e produtos afins;

- Identificação de Riscos;

- Conhecimento das formas de exposição direta e indireta aos agrotóxicos;

- Principais vias de penetração: vias de exposição, ocular, inalação dérmica, oral;

- Sinais e sintomas de intoxicação e de primeiros socorros: contato com a pele, contato com os olhos, ingestão, inalação;

Prática:

- EPI – Equipamento de Proteção Individual: descarte, limpeza e manutenção das roupas, vestimentas e equipamentos de proteção individual, responsabilidade;

- Tipos de pulverizadores: manutenção, regulagem e calibração;

- Transporte, armazenamento, preparo e aplicação;

- Tríplice lavagem e destino final de embalagens vazias;

- Condições climáticas e aplicação;

- Avaliação (deposição de produto, deriva e escorrimento);