Programa Semeando premia os melhores trabalhos

10/10/2022 | Por: Talisson Lange

O programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar, realizou na tarde desta segunda-feira (10), durante a programação da 16a Feicap, a premiação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do projeto neste primeiro ano de retomada após um longo período de pausa.

Por vários meses, os alunos das EMEF’s Dom João Becker, Wally Elisa Hartmann, Guia Lopes e José de Anchieta desenvolveram seus “Projetos de Vida Rural – Protagonista de sua História”, os quais foram apresentados durante o 1o Seminário das Escolas do Campo no dia 22 de setembro.

Os projetos desenvolvidos giram em torno de temas como a bovinocultura de leite, galinha caipira, produção de hortaliças, fumo, cunicultura, suinocultura, apicultura, piscicultura, autonomia, organização e a implantação da tecnologia em suas propriedades.

A premiação contemplou 24 alunos. Os três melhores colocados foram:

1o lugar – Isadora Pellet Ribeiro, da escola Wally Elisa Hartmann, com o trabalho sobre a suinocultura de terminação;

2o lugar – Kaliandra Tais Alliatti, da escola José de Anchieta, com o trabalho sobre a Análise e Desenvolvimento da Produção;

3o lugar – Yasmim Diuli Dörr, da escola Wally Elisa Hartmann, com o trabalho sobre a Viabilidade da Produção Leiteira;

Em suas declarações, às autoridades parabenizaram os alunos e envolvidos por dar a devida relevância ao Programa Semeando, formando não apenas bons agricultores, mas pessoas de caráter, incentivando a sucessão rural garantindo o futuro da agricultura em nosso Município.

O ato contou também com representantes dos colaboradores e patrocinadores do programa Semeando, que são fundamentais para o seu desenvolvimento, como a Prefeitura Municipal, Bancos Sicredi, Sicoob, Banrisul, Cresol e Banco do Brasil, Cotricampo, Emater, Uergs, Unijuí, Corsan, Comercial Agropecuária Saracura, JBS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Madeireira Larssen.

O Programa Semeando é uma política pública voltada à melhoria da qualidade do ensino das escolas do campo e ao desenvolvimento das comunidades, com estímulo à sucessão rural. Foi retomado na sua essencialidade pela atual Administração Municipal, prefeito Arlei Tomazoni e vice-prefeito, Rodrigo Ipê, por entender da importância que este programa tem para o desenvolvimento do Município, pois somos essencialmente agrícola, de onde grande parte da renda é oriunda da agricultura familiar.