Administração Municipal promove evento em prol ao Outubro Rosa

04/10/2022 | Por: Talisson Lange

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na noite de segunda-feira (03), o evento do Outubro Rosa, no auditório da secretaria, onde inúmeras mulheres compareceram para ouvir a palestrante da noite, a ginecologista e obstetra, Doutora Fabiana Sartori.

A Dra. Fabiana Sartori trouxe à tona assuntos pertinentes ao dia a dia da mulher, e que por vezes, por caírem na rotina, ficam em segundo plano. Ela dialogou sobre os cuidados que a mulher deve ter consigo, se amar, viver para si, elevar a autoestima e realizar periodicamente os seus exames.

A programação do Outubro Rosa ainda reserva uma palestra no dia 18, na Unijuí, com a Dra. Luciane Sippert Lanzanova, com o tema “Mentes brilhantes, mulheres fascinantes”. O evento “Mulheres com Propósito” inicia às 19h, com 1 kg de alimento não perecível como ingresso, que será destinado ao Hospital de Caridade de Três Passos.

Durante este mês, as Unidades de Saúde estão trabalhando com horário diferenciado para a realização de exames. Cada munícipe deve entrar em contato com o seu ESF para saber os horários e dias que podem realiza-los.

No dia 31 de outubro, encerrando as atividades neste mês, ao entardecer, será realizado uma caminhada tendo a Prefeitura Municipal como ponto de partida. Toda a comunidade está convidada para participar.

A noite também contou com a presença do prefeito municipal, Arlei Tomazoni, do vice-prefeito e secretário de Saúde, Rodrigo Ipê, do Projeto Renascer, o Grupo Lutadoras e Vencedoras e Lions Clube Tucumã e mulheres da comunidade.

Conforme os gestores, Arlei e Ipê, esta gestão é atuante e parceira dos grupos que promovem o bem-estar e o auxílio de pessoas que necessitam de ajuda. “É satisfatório ver que profissionais capacitadas, com conhecimento técnico, participam de forma voluntária de ações que buscam melhorar a vida de tantas mulheres, e a Administração Municipal dará total apoio”.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.