Pré I do Complexo Professor José Luiz Rhoden desenvolve o projeto Ipê Amarelo

04/10/2022 | Por: Talisson Lange

A turma do Pré I do Complexo Municipal de Ensino Fundamental Professor José Luiz Rhoden, sob regência da professora Karin Pilger, desenvolveu o Projeto Ipê Amarelo, resgatando as raízes da comunidade e das famílias: a cultura, as tradições, comidas típicas e os valores que são passados de geração em geração.

Cada criança teve a oportunidade de desenvolver a percepção auditiva, concentração, socialização e imaginação. A partir das pesquisas e sondagens, os alunos apresentavam suas conclusões e descobertas aos demais colegas, evoluindo a oralidade, a autonomia e a desinibição através da prática em gravação de áudio.

Com o objetivo de promover a autonomia no desenvolvimento da oralidade e comunicação, a turma do Pré I resgatou os valores afetivos das famílias, destacando a importância do diálogo, em um cenário de respeito, amor e carinho ao próximo.

Especialmente, no mês de setembro, a turma desenvolveu atividades voltadas à cultura tradicionalista gaúcha, com oficinas de música, dança e rodas de chimarrão, promovendo a troca de conhecimentos e experiências entre turmas da escola, contando ainda com diversas apresentações relacionadas ao tema na semana farroupilha.

Nesta semana, a turma escolheu as músicas que cantavam na Rádio Criança, bem como as palavras de valores que mais foram trabalhadas. Em gravações solo, em dupla e em grupo, foram feitas as gravações, valorizando as potencialidades e particularidades de cada um.