Desfile Farroupilha marca a diversidade étnica do povo gaúcho

21/09/2022 | Por: Talisson Lange

Setembro é o mês mais esperado do ano para nós gaúchos. Neste mês, o amor e o orgulho pelas nossas tradições e nossa história pulsam mais forte em nossos corações. Setembro é o mês em que o povo gaúcho se reúne para que juntos possamos fortalecer nossa cultura.

Com este espírito, o dia 20 de setembro em Três Passos ficou marcado pela retomada do Desfile Farroupilha. A exemplo do desfile cívico, centenas de pessoas marcaram presença na manhã ensolarada de terça-feira, na Avenida Costa e Silva.

Com a participação da Brigada Militar, do CTG Missioneiro dos Pampas, Piquete Macanudo, Centro Cultural Italiano, Centro Cultural 25 de Julho (Etnia Alemã) e Grupo da Terceira Idade Unidos para Sempre, o desfile demonstrou a diversidade cultural, dentro do tema proposto para 2022: “Etnias do Gaúcho”, com o subtítulo de “Rio Grande: Terra de Muitas Terras”.

Conforme o prefeito municipal, Arlei Tomazoni, o 20 de setembro em Três Passos envolveu todas as diversas manifestações culturais dos quatro cantos do Rio Grande do Sul, com a demonstração de todos os povos que ajudaram a construir a fibra de nosso povo gaúcho.

Já o vice-prefeito, Rodrigo Ipê, ressaltou que hoje, podemos afirmar que existem pessoas de praticamente todas as partes do mundo vivendo em solo gaúcho. “Todos trazem consigo parte de suas culturas e, de modo direto, absorvendo nossas tradições, forjando-se autênticos gaúchos”, concluiu.

A Administração Municipal de Três Passos agradece a todos os participantes do Desfile Farroupilha, cada entidade tradicionalista, centros culturais, o grupo de idosos, a Brigada Militar que auxiliou na organização do desfile e ainda participou do mesmo, e a cada munícipe que compareceu para prestigiar o evento.