Três Passos terá Centro de Referência do Instituto Federal Farroupilha

25/06/2015 | Por: Elenara de Oliveira

As inscrições para a seleção nos cursos técnicos de Alimentos, Agronegócio e Logística, acontecem de 29 de junho a 03 de julho

Uma demanda muito aguardada e reivindicada pela comunidade trespassense e regional será atendida - a oferta da educação profissional e tecnológica através da expansão das atividades do Instituto Federal Farroupilha com a instalação do Centro de Referência de Três Passos.

A formalização aconteceu nesta quinta-feira, dia 25 de junho, quando o prefeito Municipal Zé Carlos Amaral, recebeu em seu gabinete o diretor de planejamento e desenvolvimento institucional do IFF, Cristiano Nunes dos Santos, e o coordenador do Centro de Referência do IFF de Três Passos, Sirineu Sicheski, os quais em entrevista coletiva à imprensa anunciaram a notícia. Também participaram o secretário Municipal de Planejamento Lucas Neckel, a secretária Municipal de Educação  Neiva Becker e a coordenadora da Educação Técnica, Janete Schmitz.

O prefeito Municipal disse considerar o anúncio da vinda do Centro de Referência do Instituto Federal Farroupilha para Três Passos, um dos momentos mais importantes de sua gestão. “Aqui se dá a largada para três cursos, e temos outros à distância que já acontecem, logo vislumbra-se a oportunidade de que este Centro torne-se futuramente um câmpus avançado”, ressaltou.

Algo, que foi confirmado como possível pelo diretor, tendo em vista que a instalação do Centro é o primeiro passo para a criação de um Câmpus em Três Passos. Ele enfatizou que a articulação do Centro vinha sendo realizada há muito tempo entre o Instituto Federal e a Administração Municipal, a qual exerceu um papel fundamental, não medindo esforços e agindo com ética para que tudo acontecesse. “Sabemos que esta é uma luta antiga da comunidade, que foi tratada com muita competência e cuidado pela Administração Municipal, a qual teve o máximo de cuidado em todos os detalhes”, disse.

Inicialmente serão ofertados de forma gratuita, três cursos de nível técnico: Alimentos, Agronegócio e Logística, na modalidade presencial. Ambos terão duração de 2 anos.

As inscrições, que são gratuitas, deverão ser feitas através do Sisutec (www.iffarroupilha.edu.br/sisutec) entre os dias 29 de junho e 03 de julho. A 1ª chamada dos classificados será publicada em 07 de julho, e as matrículas deverão ser efetuadas de 8 a 10 de julho.

Uma segunda chamada será aberta em 14 de julho, com as matrículas tendo de ser efetuadas de 15 a 17 de julho. Para a seleção em 1ª e 2ª chamadas é necessário, além do Ensino Médio completo, ter realizado o Enem 2014.

Se ainda houverem vagas remanescentes, uma 3ª chamada será aberta, de 20 de julho a 3 de agosto, para os inscritos, beneficiando também aqueles que não tenham prestado o Enem 2014.

O Centro estará localizado junto ao Polo Universitário Federal de Três Passos/ UAB, onde já acontecem outros cursos de modalidade à distância.