Administração Municipal prestigiou a inauguração do Espaço Cultural da Fetreli

06/09/2022 | Por: Talisson Lange

Na manhã desta terça-feira, 06 de setembro, a Administração Municipal prestigiou a inauguração do Espaço Cultural Fetreli, na esquina da Avenida Santos Dumont e Rua Getúlio Vargas, local onde há 50 anos aconteceu a 1ª edição da Feira Trespassense do Livro.

O Espaço Cultural é uma homenagem aos 37 escritores com raízes no município, os quais deixaram um legado com mais de 100 obras editadas. No local foi instalado um monumento onde consta o nome dos escritores trespassenses.

Uma Geloteca, geladeira adaptada para abrigar livros, também foi instalada no local para que a comunidade e aqueles que usufruírem do espaço, tenham à mão livros para que possam ler.

O jornalista Clóvis Machado, coordenador da 1ª edição da Fetreli, foi o idealizador do espaço e rememorou os 90 anos de atividade educacional do Colégio Ipiranga e 50 anos de feira, a mais antiga feira do livro do interior do RS.

Em sua manifestação, o prefeito Municipal, Arlei Tomazoni, enfatizou a importância cultural que a Fetreli representa, destacando que a gestão vem trabalhando muito para valorizar a cultura trespassense e entre as ações, está a reconstrução do Museu da Colonização.

Da Administração Municipal, estiveram presentes para prestigiar o ato, o vice-prefeito, Rodrigo Ipê; o secretário Municipal de Educação, Desporto e Cultura, Osvaldir Urnau; e equipe da SMEC. Participaram ainda, professores, alunos e ex-alunos do Colégio Ipiranga, escritores e comunidade em geral.