Investimentos na Farmácia Básica Municipal ultrapassa R$ 1 milhão

24/08/2022 | Por: Talisson Lange

A Farmácia Básica Municipal é um centro de dispensação de medicamentos pertencente ao Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como objetivo contribuir com a recuperação e preservação da saúde dos moradores da cidade.

Somente em 2021, a Administração Municipal de Três Passos, através da Secretaria de Saúde, investiu R$ 669.435,00 neste setor, um aumento de quase R$ 100 mil, comparado ao investimento feito em 2020 (R$ 588.692,00).

Os medicamentos de responsabilidade do município são os que constam em uma lista denominada REMUME (Relação Municipal de Medicamentos), a qual está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Farmácia Básica, junto ao CIAC/SUS.

Neste ano, até o dia 24 de outubro, o Município já investiu R$ 366.591,67, com a compra de medicamentos essenciais, possível através do CISA (Consórcio Intermunicipal do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), localizado em Ijuí, totalizando R$ 1.036.025,00.

Para ter acesso aos medicamentos da REMUME existem normas a serem cumpridas. O usuário deve possuir a receita válida (cada tipo de receita tem um período de validade e esta deve estar preenchida corretamente), apresentar documento de identificação e cartão SUS do paciente no momento da dispensação.

A Farmácia Básica está localizada junto ao CIAC/SUS, na entrada lateral do prédio, onde são dispensados somente os medicamentos de controle especial e antimicrobianos. Nas unidades de saúde são dispensados os medicamentos que não são controlados (cada ESF tem uma farmácia). Cada usuário deve procurar a sua unidade de saúde para a retirada destes medicamentos.