Administração Municipal recebe membros da Associação dos Apicultores da Região Celeiro (Apiceleiro)

23/08/2022 | Por: Talisson Lange

O prefeito municipal, Arlei Tomazoni, recebeu na manhã de terça-feira (23), a Apiceleiro (Associação dos Apicultores da Região Celeiro), e o Engenheiro Agrônomo, Evandro Colombo.

O diálogo girou em torno das ações que estão sendo desenvolvidas para fomentar e incentivar a apicultura (abelhas com ferrão) e meliponicultura (sem ferrão).

Na reunião, foi ventilada a possibilidade da cedência de uma área de preservação ambiental para a Apiceleiro desenvolver ações de preservação ambiental, treinamento e capacitação, e futuramente a construção de uma sede.

Além disso, está em andamento uma capacitação para os apicultores de Três Passos e Região, com mais de 30 inscritos, através do ATEG (Atendimento Técnico e Gerencial) desenvolvido pelo SENAR, com a Zootecnista com Mestrado em Apicultura, Amanda Brentano Almeida.

Esta capacitação inicia em setembro, e terá o lançamento na Feicap, no setor agropecuário, com a Assistência Técnica Mensal e acompanhamento da profissional. A atividade terá um espaço especial na 16ª edição da feira, junto às agroindústrias.

Mais uma ação do grupo, seria a possibilidade da construção de uma Lei Municipal, criando um programa de apoio às atividades apícolas, e a realização de um Seminário Estadual de Apicultura e Meliponicultura alusivo aos 40 anos da Apiceleiro, em 2023.

O prefeito Arlei agradeceu a visita dos membros da Apiceleiro. “Fico feliz em ver que a associação está tecnicamente evoluindo, buscando por capacitação através da Secretaria de Agricultura. O Poder Executivo é parceiro para o desenvolvimento das atividades do setor”, concluiu.