Secretaria de Agricultura participa de Capacitação sobre Rotulagem de Produtos de Origem Animal

17/08/2022 | Por: Talisson Lange

A Secretaria Municipal de Agricultura, através da Médica Veterinária, Aline Vanessa dos Santos, do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), participou nos dias 11 e 12 de agosto, do curso de capacitação sobre Rotulagem de Produtos de Origem Animal, na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) em Porto Alegre.

O curso visa capacitar os fiscais do Serviço de Inspeção Municipal nas legislações vigentes para rotulagem de alimentos de origem animal. Uma rotulagem clara assegura que o cliente tenha ciência daquilo que está sendo consumido. Para isso, algumas legislações também oferecem diretrizes que protegem o direito de escolha do consumidor.

Por isso, é muito importante a rotulagem dos alimentos, pois relaciona-se ao direito de optar entre aquilo que está na rotina alimentar, e aquilo que não é aceito pelo consumidor. Assim, um bom rótulo deve ser claro e fiel às normativas relacionadas, vigentes no país, já que em breve uma nova legislação entrará em vigor.

Conforme Aline, é de extrema importância manter-se atualizada sobre as normativas que serão exigidas pela lei a partir de 09 de outubro do corrente ano, pois a rotulagem é uma ferramenta para conhecer a composição dos alimentos, garantindo assim ao consumidor final, a certeza do que está adquirindo.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 16/07/2024