Secretaria de Saúde realiza capacitação do Programa “Rede Bem Cuidar”

04/08/2022 | Por: Talisson Lange

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quinta-feira (04), uma capacitação a todos os servidores das Unidades Básicas de Saúde, sobre o projeto do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, “Rede Bem Cuidar”, que envolve prevenção com várias atividades.

Divididos em dois turnos, as equipes das ESF’s receberam informações sobre o programa que foi implantado inicialmente no bairro Érico Veríssimo, como um projeto piloto, e com a ideia de melhorar as condições de saúde através da prevenção, com hábitos saudáveis para tornar as pessoas mais felizes e seguras de si mesmas.

O projeto Rede Bem Cuidar surge para trazer soluções para a comunidade baseadas no princípio de que o tratamento de saúde deve ser um processo contínuo, de qualidade e acolhedor.

Na oportunidade, a equipe da ESF Érico Veríssimo expos os objetivos do programa:

- Construir estratégias para o enfrentamento dos novos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, a partir das demandas do território vivenciadas pelos usuários.

- Estimular a construção de ambientes favoráveis à promoção do cuidado humanizado.

- Mapear e estabelecer conexões de valor na comunidade, no município e na região, para a incubação de inovação e tecnologia, a partir das demandas identificadas.

- Induzir a melhoria das práticas de saúde e o cuidado para o envelhecimento saudável, impactando na melhoria da qualidade de vida da população gaúcha em todas as idades.

Conforme o prefeito em exercício e secretário de Saúde, Rodrigo Ipê, em virtude deste projeto, houve a criação do “Núcleo de Ideias Rede Bem Cuidar”. “É como um laboratório de educação permanente para construir as diretrizes, avaliar as metas, orientar as ações e idealizar propostas que possam ser implantadas para qualificar cada vez mais a atenção básica”, concluiu.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 16/07/2024