Vacina Meningite C é ampliada para menores de 10 anos e trabalhadores da saúde

02/08/2022 | Por: Talisson Lange

Adotando as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Municipal da Saúde de Três Passos (SMS), ampliou o público-alvo da vacina meningocócica C para crianças menores de 10 anos e trabalhadores da saúde.

O imunizante contra a meningocócica C já fazia parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade, e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade.

Segundo a nova orientação do MS, se a criança de até 10 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose. Já os trabalhadores de saúde, mesmo com o esquema vacinal completo, podem se vacinar com mais uma dose.

A vacina meningocócica é responsável pela imunização contra a Meningite, uma doença grave, que pode provocar lesões mentais, motoras e auditivas.

Segundo, prefeito em exercício, o secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Ipê, “através desta medida, torna-se possível evitar surtos da doença causados por estes grupos, considerando as baixas coberturas vacinais em crianças”.

O público alvo são as crianças de até 10 anos que não foram vacinadas, e os trabalhadores em Saúde que atuam nos espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros. Estão incluídos, profissionais e trabalhadores de apoio em saúde, como recepcionistas, motoristas de ambulância, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares.

A vacinação acontece das 7h às 19h, no CIAC/SUS, sendo necessário levar a Carteirinha de Vacinação.