Agricultoras são envolvidas em atividades de jardinagem através do projeto bem viver

22/07/2022 | Por: Talisson Lange

Desde o início do ano foram vários os momentos de sensibilização do projeto “Bem Viver em Três Passos” junto aos grupos de agricultoras assistidas pela EMATER/RS Ascar.

O projeto é desenvolvido desde novembro de 2021, e conta com apoio da Administração Municipal de Três Passos, através das Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Educação, Saúde e Assistência Social, a UERGS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Recentemente o projeto foi apresentado aos agentes de combate às endemias, recebeu apoio do Conselho municipal de meio ambiente que vai se somar numa ação junto a FEICAP 2022, além das equipes dos secretários municipais, agentes comunitários de saúde e professores do programa Semeando Educação e Saúde na agricultura familiar.

Os objetivos do projeto são de despertar, estimular e envolver as agricultoras   em ações de paisagismo nas propriedades e que estas atividades sejam realizadas de uma forma prazerosa envolvendo a família toda transcendendo as comunidades.

Durante as reuniões desenvolvidas nas comunidades são realizadas dinâmicas com os grupos de agricultoras e apresentadas algumas ideias para jardins, valorizando o que as agricultoras já tem na propriedade em termos de plantas e outros elementos da natureza. O foco central do projeto é envolver a coletividade em ações que proporcionem bem-estar físico e emocional.

As plantas, a natureza e principalmente as flores sempre foram um bálsamo para alma, uma grande prova disso são as experiências de nossas avós que sempre cultivaram flores em seus jardins como formas de embelezar, criando um espaço mais colorido, perfumado e alegre.

Existem estudos demonstrando que tanto a saúde física como a saúde mental são influenciadas por aspectos do ambiente que vivemos, isto no trabalho ou na família. Partindo desses estudos, entende-se ser fundamental envolver os sentidos com sons, aromas e sabores agradáveis, pois todos estes elementos proporcionam uma onda positiva que envolve os indivíduos com sensações agradáveis as quais respondem em saúde e bem-estar.

Atividades artesanais também podem proporcionar saúde e bem-estar.

A partir da utilização de elementos da natureza (fibras, galhos, raízes, sementes), ou de materiais recicláveis (latas, potes, materiais de desuso) podem ser feitos lindos trabalhos artesanais que podem ser usados para embelezar a casa ou presentear pessoas queridas. Atualmente temos cada vez mais uma onda crescente de produtos industrializados, logo, tudo que se fizer de forma artesanal com um toque mais “humano” ganha um valor diferenciado e também contribui-se com quem faz do artesanato uma fonte de renda.

As habilidades manuais desenvolvidas a partir de atividades artesanais agem no cérebro como uma forma de pausar atividades habituais e de ocupar o tempo livre na vida das pessoas. Este envolvimento age como uma forma de introspecção, contribui   significativamente para melhorar a saúde emocional dos indivíduos.

Em outras palavras pode-se afirmar que ocupar seu tempo livre com uma atividade artesanal ou com as plantas no seu jardim pode funcionar muito bem como uma terapia trabalhando muito bem com a criatividade, por isso quanto mais pessoas envolvidas e projetos ocupacionais que lhe fazem bem, menos problemas de saúde teremos.

Agregar em sua vida atividades de paisagismo ou artesanato pode ser uma boa forma de descobrir aptidões, mostrar a criatividade, exercitar a mente, aprimorar alguma habilidade manual além de uma excelente forma de integração social. Pense nisso!