Administração Municipal evolui o setor agropecuário

20/07/2022 | Por: Talisson Lange

A Administração Municipal de Três Passos, através da Secretaria de Agricultura (SMAG), trabalha o setor agropecuário através de incentivos e investimentos, pois entende a importância desta atividade para o desenvolvimento do município.

Conforme a secretária de Agricultura, Daiana Bald, este é o setor responsável por garantir alimento na mesa dos brasileiros e do mundo. “O setor agropecuário segue consolidando-se como um dos principais ‘motores’ da economia, e em Três Passos sabemos do seu valor”, completou.

No ano de 2021, a Administração atual optou em trabalhar a agricultura por regiões, sendo que a definição das delimitações das mesmas foi em virtude das escolas municipais do interior, ficando uma em cada região, desenvolvendo o programa Semeando.

Outro ponto importante são as leis de incentivo que antes eram inexistentes, como a Produção de Silagem (Nº 5.634/2021), Inseminação Artificial para o melhoramento genético (Nº 5.633/2021), o “Porteira Adentro” (5.734/2022) com o propósito de melhorias de trafegabilidade dos acessos às propriedades rurais.

A Administração Municipal também alterou a Lei da Bovinocultura de Leite, seguiu com o Bônus Leite, e o FAPER beneficiou mais 80 agricultores, somando o valor de R$ 620 mil, maior do que todos os valores somados desde o ano de 2016. A secretaria também trabalha o programa Avançar no Agro - focado na irrigação, e investimentos na agroindústria familiar, construção de microaçudes e perfuração de poços artesianos.

Segundo o prefeito Arlei Tomazoni, se o agronegócio evoluir de forma economicamente, ambientalmente e socialmente sustentável, vai contribuir diretamente para o avanço de Três Passos. “Por isso nos preocupamos tanto com essa atividade, através das nossas secretarias envolvidas, sindicato dos trabalhadores rurais e o produtor, para que participemos ativamente no desenvolvimento de nosso município”, encerrou.