Romaria reuniu centenas de fiéis da região em Três Passos

25/05/2015 | Por: Elenara de Oliveira

Fiéis de diversas cidades da região participaram da 22ª Romaria ao Santuário dos Beatos Mártires do RS, promovida pela Paróquia Santa Inês com apoio da Administração Municipal.

Mesmo com a instabilidade climática que ocasionou um grande volume de chuvas, no domingo, dia 24 de maio, centenas de pessoas acompanharam a procissão da Matriz Santa Inês até o Santuário.

O evento contou com a presença do prefeito Municipal de Três Passos, Zé Carlos Amaral, que ajudou a carregar a Cruz até o local do martírio. Emocionado pelo momento de fé e devoção, o prefeito parabenizou a todos que se empenharam para realizar o evento. “Parabenizo a todos os que estiveram participando da romaria pelo empenho e fé, aos organizadores e responsáveis, pois trata-se de uma tradição não só de Três Passos, mas de toda a região”.

No santuário, na localidade de Feijão Miúdo, peregrinos aguardavam os romeiros, integrando-se a um dos eventos religiosos mais importantes para a Igreja Católica no Estado.

O bispo da Diocese de Frederico Westphalen, dom Antonio Carlos Rossi Keller, celebrou a Missa Campal, acompanhado por párocos da região. O desejo de anunciar o evangelho, era o que motivava os beatos Manuel e Adílio, exemplo que deve ser seguido por todos, ressaltou o bispo.

A programação gratuita seguiu pela parte da tarde com o Projeto Tributo aos Mártires, contando com apresentações artísticas do Trio Vocal Cante e Encante e dos CTG Rodeio da Querência, do grupo de teatro e coral Santa Inês, show nativista e a palestra com o historiador Luis Gustavo Graffitti, sobre a história dos Beatos, a qual será realizada nas escolas.

*Pedalada Mirim e Moto-romaria no sábado

As atividades da programação da 22ª Romaria iniciaram já no sábado pela manhã, com a 5ª Pedalada Mirim. Com a participação de várias crianças, a saída ocorreu de frente da Paróquia Santa Inês, até o santuário.

Já tradicional também, nas festividades do evento, a 11ª Moto-Romaria, reuniu um bom número de participantes. A saída aconteceu do Santuário, com percurso até a vila de Alto Uruguai, em Tiradentes do Sul e retorno a Três Passos, perpassando o município de Esperança do Sul. Este foi o último roteiro do Manuel acompanhado do coroinha Adílio, antes de serem mortos, no ano de 1924.