Resultados obtidos destacam Associação de Bela Vista como excelência em agricultura

20/05/2015 | Por: Elenara de Oliveira

Através das Associações de Desenvolvimento Rural, o município de Três Passos pode ser considerado um município referência em agricultura na Região Celeiro. Prova disso, é o modelo de programa associativista que tem gerado resultados concretos excelentes.

Os resultados foram comprovados pelo prefeito Municipal de Três Passos, Zé Carlos Amaral, que recebeu em seu gabinete, no dia 19 de maio, representantes da Associação Bispo Pedro Fernandes Sardinha de Desenvolvimento Rural, do Distrito de Bela Vista, para uma apresentação dos resultados desde que a mesma foi criada em 2010.

A apresentação foi realizada pelo técnico responsável, o engenheiro agrônomo Evandro Augusto Colombo e pelo produtor rural, presidente da Associação, Mário Zart, os quais mostraram através de dados registrados ao longo destes 3 anos, que a vocação natural da Região Celeiro – a agricultura – sendo bem gerenciada e planejada pode trazer resultados compensadores.

Com o objetivo de promover ações que visam o desenvolvimento sustentável de toda comunidade, a Associação Bela Vista possui hoje 271 associados, sendo a maior produtora de grãos e respondendo por 1/3 da bacia leiteira do município, responsável por 9.536,246 milhões de litros de leite, dos 30 milhões produzidos no município em 2014.

Colombo enfatizou que a meta era ser a maior bacia leiteira do município, o que foi alcançado. “Agora queremos que a nossa Associação tenha as áreas mais produtivas do município”, enfatizou.

Além disso, três aviários em funcionamento de produtores da Associação, estão entre os 10 melhores desempenhos da empresa Mais Frango.

Para o prefeito Municipal, os resultados obtidos com programa, podem ser comprovados através dos dados explanados pela Associação de Bela Vista, que a destacam como excelência em agricultura. “Vejo que este programa também serve como modelo para o Estado aderir, e nós somos pilotos na iniciativa”, sugeriu.

O presidente da Associação ressaltou da satisfação em compartilhar os resultados da Bela Vista. “Agradecemos a oportunidade de poder explanar o trabalho realizado pela associação. Acredito que recebemos recursos públicos e temos a obrigação de apresentar os resultados, e o nosso maior desejo é trabalhar e se ajudar mutuamente”, disse Zart.

A Associação de Bela Vista mostra uma evolução surpreendente em diversos quesitos, desde a aquisição de máquinas e implementos agrícolas, à produção de grãos, leite, aves, frutas, até a inclusão digital, onde 80 famílias têm internet em casa.

*Contribuição às Associações

Além de disponibilizar a um funcionário qualificado para assistência técnica, carro e combustível, a Prefeitura de Três Passos repassa um valor mensal às associações, para manutenção da mesma, pagamento do subsídio da inseminação artificial, das horas máquinas e do óleo diesel para o círculo de máquinas.

O objetivo com o repasse é estimular o desenvolvimento sustentável de todos os associados, produtores rurais do município, para fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar.

O município de Três Passos possui cincos associações: Associação de Desenvolvimento Rural Padre Gonzáles, Associação Bispo Pedro Fernandes Sardinha de Desenvolvimento, Associação Familiar Rural Novo Horizonte, Associação Guia Lopes de Desenvolvimento e Associação Familiar Rural Wally Elisa Hartmann.