09/06/2022 | Por: Talisson Lange
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) proporcionou à equipe de jardinagem uma experiência ímpar aos servidores que atuam para a manutenção das flores, canteiros e árvores do Município.
Nos dias 6 e 7 de junho, a equipe de jardinagem foi até a cidade de Ametista do Sul, para uma capacitação com o paisagista, professor, escritor e palestrante, Raul Cânovas, com o tema “Um jardim para sempre”.
Entre os assuntos trabalhados no curso, destacam-se o jardim autóctone (exemplo de Piet Oudolf e a utilização de herbáceas perenes e gramíneas), clima, solo, sol e sombra, eleição de espécies, jardim vertical, planejamento de jardim (pontos focais), práticas de manutenção (regas, podas, adubações e controle de pragas), entre outros.
O paisagista Raul Cânovas veio ao Brasil pela primeira vez aos seus 17 anos, porém, definitivamente criou raízes em nossa terra em 1969, após o convite de outro renomado paisagista, Roberto Burle Marx.
Uma de suas grandes preocupações é a importância que o paisagismo tem para a construção do bem estar da sociedade. “O paisagista, quando preocupado com o bem social, vai procurar algo que traga solução para o impacto urbano, porque podemos reconduzir a sociedade para o paraíso perdido, pois em toda a nossa cultura histórica, um jardim aparece como ponto de partida”, concluiu.
A secretária de Meio Ambiente, Glaciela Scherer, entende que uma cidade embelezada por jardins, residências floridas e bem cuidadas, faz toda a diferença para um Município turístico, como Três Passos.
O evento foi organizado pela equipe da Secretaria de Turismo, Emater de Ametista do Sul, e Departamento Ambiental do Município, e contou com a participação de estudantes, paisagistas, cultivadores de plantas, jardinistas e amantes da natureza que estão em busca de aprimorar seus conhecimentos, vindos de cidades como Ametista do Sul, Ijuí, Santa Rosa, Erechim, Três Passos, e de Santa Catarina.
O evento integra as ações do projeto regional Jardins do Norte Gaúcho, uma iniciativa da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), para fomentar e qualificar as ações dessa área.