Semana do Meio Ambiente encerra com trilha no “Mini Circuito Encantos da Terra”

06/06/2022 | Por: Talisson Lange

A “Semana do Meio Ambiente” – promovida pela Administração Municipal de Três Passos, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SMEC), Corsan, Patram, COMUPAM, e Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) – encerrou no sábado (04), com uma trilha no “Mini Circuito Encantos da Terra”.

Um grupo formado por aproximadamente vinte pessoas foi contemplado com um passeio cheio de histórias repletas de peculiaridades, belas imagens, artes e claro, muita natureza.

Tudo começou quando, às 13h, a Administração Municipal conduziu os participantes para a “Velha Paineira”, em Padre Gonzales, a qual, segundo historiadores promove sombra no local por mais de 500 anos, a qual hoje, é um dos símbolos do Município de Três Passos e ponto turístico da região.

Em seguida o grupo foi conduzido pelo artesão Mauro Rückert, ao “Jardim Temático Genealógico Rückert-Thal”, onde o artista dedica décadas de sua vida conduzindo plantas, podando-as formando palavras e desenhos, esculturas em madeiras e personagens e objetos em cimento.

Conforme Mauro Rückert, são dois mil metros quadrados com centenas de árvores e plantas cultivadas, representando a árvore familiar que parte do próprio jardineiro e se ramifica pelas histórias e curiosidades daqueles que carregam os sobrenomes Rückert, Swarowsky, Klein e Morgenstern.

Outro ponto de parada do circuito foi em Linha São Francisco, na Trilha Essência da Terra, onde o senhor Abílio Steiner conduziu o grupo pela mata, mostrando algumas espécies raras que se desenvolvem no local.

Com 74 anos de muita disposição, Abílio diz orgulhar-se do trabalho que realiza em sua localidade, destacando a qualidade do ar no local e o privilégio de estar em meio à natureza com mais de 80 animais silvestres catalogados, tudo isso, enquanto guia os visitantes pela trilha, através de pontes, córrego e passagens em troncos.

Sem perder o fôlego, Abílio Steiner conduziu o grupo ao último local de visitação: Sítio Terra Viva – o sítio de quem planta e cria. De propriedade da família Junges, os visitantes puderam observar aves silvestres, esculturas em homenagem à São Francisco de Assis (santo padroeiro dos animais e do meio ambiente) produzidas pelo artesão Mauro Rückert, além de uma linda cachoeira.

Conforme a secretária de Meio Ambiente, Glaciela Scherer, é preciso conscientizar e mostrar possibilidades de preservar o meio ambiente. “Passeios como esse são de extrema importância e trazem conhecimento sobre o nosso meio ambiente, bem como, temos a oportunidade do contato com a biodiversidade desses locais”, encerrou.

Ao entardecer, cansados porém radiantes com o passeio, o grupo retornou ao ponto de partida, repletos de conhecimento de uma rica história de conservação ambiental e amor às artes. A trilha contou com a participação de aproximadamente vinte pessoas, incluindo a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento da Administração Municipal de Três Passos e Patram, que acompanhou o grupo.