Três Passos adere ao programa “Rede Bem Cuidar”

06/06/2022 | Por: Talisson Lange

A Administração Municipal de Três Passos, através da Secretaria de Saúde (SMS), apresentou na quinta-feira (02), na ESF Érico Veríssimo o programa Rede Bem Cuidar.

Com aproximadamente 400 idosos presentes, a gestora do programa, Maria Helena Krummenauer, com toda a equipe da ESF, dialogou sobre o projeto do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que envolve prevenção com várias atividades.

Conforme Maria Helena, neste primeiro momento apenas uma equipe de saúde pode ser contemplada, como uma espécie de laboratório. “Buscamos desta forma não apenas tratar doenças, mas estimular a saúde”, concluiu.

Segundo o secretário Rodrigo Ipê, a ideia é melhorar as condições de saúde através da prevenção, com hábitos saudáveis para tornar as pessoas mais felizes e seguras de si mesmas.

Já o prefeito Arlei Tomazoni, parabenizou a equipe pelo desenvolvimento deste trabalho. “Hoje se encerra o ciclo de metas do programa, mas as ações do cuidado com o idoso serão sempre prioridade em nossa gestão”, concluiu.

Neste primeiro ciclo a equipe foi estimulada a trabalhar a saúde do idoso, que agora serão avaliadas pelo Governo do Estado, e o encontro do dia 02, é uma das ações previstas e desenvolvidas por todos os trabalhadores da saúde da ESF Érico Veríssimo.

Durante os seis primeiros meses a equipe efetuou o cadastramento de todos os idosos da área, mais de 100 avaliações multidimensionais, reuniões de equipe para planejamento e avaliações de metas, visitas domiciliares com ênfase no paciente idoso, foi reativado os grupos de hipertensos, saúde mental, diabéticos e realizado a tarde de conhecimento, com troca de experiências para compor as metas e ações do programa da Rede Bem Cuidar.

No transcorrer dos trabalhos a equipe recebeu suporte pedagógico com cursos de capacitações para toda a equipe da Rede Bem Cuidar, estudaram, desenvolveram ações que valorizam não somente o saber técnico, mas que priorizam os cuidados nas relações humanas, resgatando a confiança no atendimento público.

Dentro do projeto da Rede Bem Cuidar, além de metas e ações, a SMS recebe um valor financeiro para adquirir insumos para doar aos idosos e para as equipes de saúde.

Na oportunidade todos foram contemplados com camiseta, guarda-chuva, necessaire para bem guardar os medicamentos, e uma sacola para seus pertences e do posto de saúde.

Em virtude deste projeto, houve a criação do “Núcleo de Ideias Rede Bem Cuidar”, um laboratório de educação permanente para construir as diretrizes, avaliar as metas, orientar as ações e idealizar propostas que possam ser implantadas para qualificar cada vez mais a atenção básica. O ESF Érico Veríssimo é o posto pioneiro da Rede Bem Cuidar no nosso Município, e aos poucos será estendido a outras unidades de saúde.

O evento contou com a participação do prefeito municipal, Arlei Tomazoni, do vice-prefeito e secretário de Saúde, Rodrigo Ipê, profissionais da saúde, servidores da SMS e de outros ESF’s.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 16/07/2024