Executivo Municipal prestigia inauguração do “Viveiro Boitatá”

01/06/2022 | Por: Talisson Lange

O Executivo Municipal de Três Passos acompanhou na tarde de quarta-feira (01), a inauguração do viveiro de plantas nativas “Boitatá”. O evento aconteceu às 14h, na CORSAN.

Este projeto é desenvolvido pela CORSAN, em parceria com a UERGS e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMEC), o qual tem o objetivo de realizar junto às escolas, educação ambiental voltada à reprodução de mudas de espécies nativas frutíferas.

O nome “Boitatá” para o viveiro, foi escolhido em virtude do folclore brasileiro tradicionalmente identificado como uma “cobra de fogo”, cujo propósito é o de proteger os campos daqueles que promovem incêndios criminosos.

Na lenda, o boitatá também pode se transformar em um tronco em chamas para matar os homens que promovem destruição dos gramados. Independentemente da forma, ele pune quem causa dano aos campos.

Conforme o prefeito municipal, a preservação do meio ambiente não deve ser vista como uma obrigação, mas como um dever. “Se todos nós plantarmos e cuidarmos do nosso espaço, as futuras gerações serão beneficiadas”, concluiu.

Representando a CORSAN neste projeto, Evandro Freitas, do setor de tratamento de água, destacou que o viveiro é um projeto que visa trabalhar o reflorestamento e a preservação das nossas matas.

Os professores da UERGS, Ramiro Pereira Bisognin e Mastrângello Enivar Lanzanova, argumentaram que é necessário fomentar a sensibilização ambiental principalmente em crianças e jovens. “Precisamos trazer os alunos para este espaço, para ensinar e multiplicar as mudas que irão recompor áreas degradadas”, complementou.

Envolvida no projeto através da SMEC, Rosana Heloísa Schumann Scherer complementa que o viveiro será um ponto de encontro para o desenvolvimento de inúmeras atividades com alunos no 5º ano da Rede Municipal de Ensino, com orientação dos professores da UERGS e estudantes da instituição, onde haverá coleta de sementes, o preparo da terra, o desenvolvimento das mudas e o plantio das mesmas.

O evento de inauguração do viveiro Boitatá contou com a presença da Administração Municipal, SMEC, SEMMA, COMUPAM, CORSAN, UERGS, Lions Clube e Casa da Cultura Professor Orestes Luiz Colombo.