Suinocultura da Região Celeiro mostrou sua força no II Fórum de Bem-Estar e Integração

07/05/2015 | Por: Elenara de Oliveira

Uma delegação de 43 pessoas do município de Três Passos organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura com apoio da Associação de Suinocultores de Três Passos (Assuipassos) participou do II Fórum de Bem-Estar e Integração no dia 06 de maio, em Carazinho.

O evento mobilizou mais de 300 produtores e profissionais da cadeia suinícola, sendo a Região Celeiro com maior número de municípios participantes, e Três Passos, com a maior delegação.

Realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), o evento contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Embrapa Suínos e Aves e
Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa).

Voltado para temas que impactam a produção suinícola diretamente, a função do evento foi promover o debate e apresentar informações sobre bem-estar animal e legislações relacionadas, bem como o Projeto da Lei da Integração e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS). É mais uma ação do Projeto Nacional de desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) em busca da profissionalização da atividade.

Para o presidente da Assuipassos, Elemar Hein, a suinocultura gaúcha mostrou a sua força, com destaque para a Região Noroeste, que através da união foi a maior representação presente. “O evento satisfez os participantes mostrando amplitude nos temas discutidos”, salientou.

O secretário Municipal da Agricultura de Três Passos, Tarcisio Kuhn, ressaltou que o Fórum atendeu as expectativas, uma vez que abordou temas importantes agregando conhecimentos.  Ele agradeceu aos participantes da delegação, uma vez que o ônibus foi custeado pela Administração Municipal de Três Passos, como forma de incentivo à qualificação no setor.

Além do secretário Municipal da Agricultura e do presidente da Assuipassos, participaram da delegação o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Arialino Alexandre, acadêmicos de agronomia da Uergs e suinocultores.

Por: Elenara de Oliveira

Jornalista Reg. Nº 17796