Apicultores participam de curso

07/05/2015 | Por: Elenara de Oliveira

Os apicultores ligados à Associação dos Apicultores da Região Celeiro participaram de 11 a 15 de maio, do curso de manejo básico em apicultura, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura de Três Passos em parceria com o Sindicato Rural de Campo Novo e ministrado pelo Senar/RS (Serviço Nacional de Aprendizado Rural).

O curso que visa o aprimoramento dos produtores de mel, foi realizado em duas etapas: a parte teórica e a prática com ida a campo, a uma marcenaria e à propriedade do presidente da Associação, Elói Pedro Scherer.

A engenheira agrônoma e instrutora do Senar, Angélica de Almeida Lara, que ministrou o curso explicou sobre a parte da biologia da abelha, postura e morfologia. Com referência ao mel, ela explicou que “todos os méis, com o passar do tempo cristalizam-se. O mel cristalizado muda apenas sua forma física e mantém todo seu valor nutricional. Para descristalizar o mel puro coloque em banho-maria, não deixando passar de 40 graus Celsius. O mel muito aquecido perde qualidade”.

O presidente da Associação informou que o curso é uma demanda dos apicultores, e que colabora para obtenção de conhecimentos, já que a cultura no município não passa por um momento. “As chuvas prejudicaram a colheita 2014/ 2015. Por exemplo, na safra 2013/2014 colhemos 2.300 quilos de mel, já na safra 2014, apenas 500 quilos”, informou ele, salientando que a cultura depende muito do clima, além do manejo e do conhecimento.

Para o secretário Municipal de Agricultura, Tarcisio Kuhn, a promoção de cursos como este de apicultura permite contribuir para a formação profissional dos produtores, os quais vislumbram a evolução suas respectivas áreas de atuações.

Por: Elenara de Oliveira

Jornalista Reg. Nº 17796