Executivo Municipal participa do 1º Seminário Gaúcho de Educação Inovadora

17/05/2022 | Por: Talisson Lange

A Administração Municipal de Três Passos, através do prefeito Arlei Tomazoni, e o secretário de Educação, Cultura e Desporto (SMEC), Osvaldir Urnau, participaram na segunda-feira (16), do 1º Seminário Gaúcho de Educação Inovadora.

O encontro contou com a participação de educadores de todo o Estado, foi promovido pela FAMURS, com apoio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, no Salão de Eventos do Hotel Plaza São Rafael.

O prefeito Eduardo Bonotto, presidente da Famurs, fez a abertura do Seminário. O prefeito de Nova Santa Rita e presidente da Granpal, Rodrigo Battistella, e outras autoridades participaram da mesa.

O painel de abertura foi apresentado pelo Professor Dr. Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Secretário Municipal de Educação de Sobral, no Ceará. Ele demonstrou como é possível atingir níveis de excelência na educação pública municipal, apresentando a experiência de educação da prefeitura de Sobral, cidade no interior do Ceará com mais de 210 mil habitantes e 33 mil alunos na rede de ensino municipal.

Conforme o prefeito Arlei, o seminário serviu para repensar a educação de uma forma diferente. “Pudemos ver exemplos de realidades e cases de sucesso”, completou.

Para o secretário Urnau, o principal exemplo tirado dos painéis, é que um ensino com qualidade só se alcança com uma equipe coesa e qualificada. “Ensino com qualidade só é possível com metas definidas, eficiência e um quadro pessoal suficiente e preparado para atender os alunos”, acrescentou.

Herbert diz que para tais níveis, a exigência é elevada. “O acompanhamento, o foco e a exigência do trabalho é constante. Todos os alunos recebem os itens escolares, e todas as crianças tomam café da manhã antes da aula. De barriga vazia ninguém aprende, infelizmente 70% dos alunos da rede pública tem a principal refeição nutricional na escola”, completou o professor.

De acordo com o prefeito Arlei, é fundamental pensar a educação de uma forma diferente. “Precisamos ser protagonistas e disseminar essas boas ideias para transformar o nosso futuro local. Isso passa pela mão de cada um. É preciso investir no que tem de melhor para transformar a vida de nossas crianças e adolescentes”, encerrou.

A parte da tarde foi reservada para os demais painéis com temas variados. Alfabetização: da Letra ao Letramento; A Educação Empreendedora no Ensino Fundamental; Educação Maker - Teoria e Prática; e a palestra Um Olhar sobre o Desenvolvimento Socioemocional no contexto pós-pandemia, movimentaram os participantes.