Saúde adquire veículo para transporte exclusivo de medicamentos e vacinas

05/05/2015 | Por: Elenara de Oliveira

O Município de Três Passos é um dos primeiros da região a adequar-se ao transporte correto de medicamentos e vacinas. Ontem dia, 04 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu um veículo Doblo adquirido especialmente para esta finalidade.

Adquirido com recursos da Vigilância Epidemiológica, o veículo recebeu o investimento de R$66.300 mil. Adaptado para o transporte específico de medicações e vacinas, o veículo possui um sistema de refrigeração diferenciado para o compartimento de cargas.

O motorista da saúde responsável por buscar a medicação e vacinas para a Farmácia Básica e transportar para as ESFs do município, Marcio Braun, destacou que o veículo possibilita “100 % de segurança no transporte, pois conservará a carga sempre no ambiente e temperatura ideal, sendo uma preocupação a menos para quem é responsável pelo transporte”.

O prefeito Municipal, José Carlos Amaral, enfatizou que a aquisição deste veículo era uma necessidade pertinente para saúde. Ele ressaltou que pesquisas da Organização Mundial da Saúde apontam que 50% das vacinas em todo o mundo chegam sem condições de uso dos pacientes, e entre os fatores, está o sistema de transportes falho e não qualificados de medicamentos. “Este é um dado bastante relevante quando se trata de imunização, por exemplo. E este veículo vem sanar uma preocupação e um problema da Saúde”, explicou.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Maria Helena Krummenauer, a manutenção da temperatura ideal de um medicamento evita possíveis degradações, além disso, ressalta ela, “até a formação de novos compostos, perda de eficácia, mudança de suas características, bem como danos aos usuários”.

Por: Elenara de Oliveira

Jornalista Reg. Nº 17796