Secretaria de Saúde recebe equipamento para combater o Aedes Aegypti

27/04/2022 | Por: Talisson Lange

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na manhã de quarta-feira (27), um importante componente para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O investimento de R$ 20.200,00 em um mini gerador aerossol à frio, conhecido como UBV (Ultra Baixo Volume) – Pulverização tornará o trabalho das Agentes de Combate a Endemias (ACE), e as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), muito mais eficaz no combate ao mosquito.

Nesta quarta-feira foi realizada a entrega técnica, com instruções de como usar o maquinário, realizar manutenção e o controle da mesma, com o agente (veneno) fornecido pelo Ministério da Saúde aos municípios.

Conforme a Coordenadora da Vigilância Ambiental/Agentes de Endemias, Andreia Oliveira, o pedido para o órgão já foi realizado. “No mais tardar, na próxima semana estaremos utilizando o UBV, eliminando o mosquito”.

Ela explica ainda que esta máquina será utilizada em regiões do município onde o índice de infestação de Aedes Aegypti está em níveis elevados. “O controle de UBV não é preventivo, ele é uma medida complementar que atinge o mosquito na sua fase alada, já adulto e voando”, encerrou.

O UBV é uma das ferramentas mais requisitadas no combate ao Aedes Aegypti, popularmente conhecido como fumacê, é utilizado como uma estratégia complementar ao trabalho da equipe de Vigilância Ambiental e dos agentes de combate a endemias.

A Administração Municipal lembra que é dever de cada cidadão monitorar a sua residência, realizar a limpeza das mesmas, utilizar repelente, inseticida e outros artifícios que mantenham o lar livre do Aedes Aegypti.