Educação: Três Passos implanta o sistema de ensino Aprende Brasil

05/04/2022 | Por: Talisson Lange

Sonhar, projetar e construir equidade e qualidade educacional para crianças, adolescentes e jovens é o que a Rede Municipal de Ensino de Três Passos tem buscado, por meio do uso de novas tecnologias, integrando novos saberes à prática educacional, proporcionando ao professor uma capacidade crítica da ação pedagógica e um “leque” de possibilidades na busca de um olhar e uma escuta que acolham o interesse dos alunos. Ainda, tem o objetivo de ampliar o universo cognitivo e relacional, interagindo com o saber contextualizado, tratando ativamente das informações, valorizando formas de trabalho individuais e coletivas que auxiliem os educandos a desenvolverem integralmente sua autonomia.

A ação dos professores constituem importantes instrumentos de mediação de aprendizagens e estimuladores do potencial criativo, permitindo que a sala de aula seja uma sala referência que propicie a receptividade de novas ideias, a valorização do conhecimento e da produção dos alunos, onde o processo de aprendizagem escolar torne-se de fato, uma experiência significativa.

A iniciativa é revolucionária na área da educação de Três Passos e tem o objetivo de qualificar ainda mais o processo ensino e aprendizagem, disponibilizou-se a todas as crianças e adolescentes matriculados na rede municipal, livros didáticos integrados a plataforma de ensino, divididos em volumes interdisciplinares e agenda escolar, ambos personalizados. No verso tem-se a letra do hino do município gravado e amplamente divulgado neste ano.

A articulação do Livro Didático Integrado, assessoramento pedagógico, formação de gestores e professores, ambiente digital de aprendizagem, monitoramento educacional, com uma Proposta Pedagógica que possibilite a relação dos conhecimentos, integrando-os às interações sociais e com o meio, enfatizando as competências contempladas pela BNCC,  que “se desdobram e interrelacionam-se, permitindo uma educação que ultrapasse os limites da escola, estando intimamente ligadas com a vida”, vem de encontro à necessidade de ampliação da autonomia intelectual, da compreensão de que uma educação de qualidade é do direito de todos, significando as diferentes oportunidades de acesso e permanência na escola, as diversas formas de aprender, respeitando as necessidades e condições de cada estudante.

O Sistema de Ensino Aprende Brasil proposto e implantado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto contempla todas as etapas de ensino da Rede Pública Municipal de Três Passos, Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano) para o Ano Letivo 2022, inclui o fornecimento de material didático (para Educação Inclusiva), suporte de acesso e consulta via “Internet”, assessoramento técnico-pedagógico aos professores e gestores. A implantação iniciou-se com o acolhimento e formação aos professores no início do ano letivo, planejamento bimestral por componente curricular e turmas, assim também tem-se previsto formações com a equipe do Aprende Brasil para os meses de maio e julho.

Depoimentos:

Laércio Hilger Diretor EMEF 25 de Julho: Enquanto gestor da EMEF 25 de Julho expresso minha opinião e do grupo dos colegas professores(as) que relataram ter gostado do material proposto, devido a forma de apresentação, a qualidade física e didática e por estar alinhada a proposta da BNCC.

Carla Berwanger diretora EMEF Wally Elisa Hartmann: Nesse contexto de pós pandemia o Sistema Aprende Brasil por meio do livro integrado e dos materiais de apoio como vídeos e jogos contribui para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico interdisciplinar e articulado com os diversos componentes curriculares.

O material tem uma sequência didática de acordo com os objetivos da Base Nacional Comum Curricular o que garante ao professor uma prática coerente com o esperado para cada etapa escolar. A forma de apresentação do material para o estudante otimiza o tempo em sala de aula fazendo com que o trabalho seja mais dinâmico e até intuitivo.

As atividades apresentadas usam de recursos gráficos, ilustrativos, como recortes, colagens, adesivos, montagens o que torna o material muito atrativo para os estudantes.

O material físico e digital do Sistema Aprende Brasil apresenta muitas alternativas de ensino e aprendizagem, contudo permite a autonomia na prática do professor ao complementar os temas de estudo.

Secretário Osvaldir Urnau: Considerando o retorno obrigatório presencial das atividades escolares, as defasagens, a inserção de novas tecnologias a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto fez investimentos em novas metodologias e recursos para dar o suporte aos professores no atendimento escolar de nossos educandos, disponibilizou-se a todos os professores notebooks e implantou-se o sistema de Ensino Aprende Brasil, material diversificado e de qualidade para os planejamentos dos professores, proporcionando unidade na rede municipal de ensino.