28/03/2022 | Por: Talisson Lange
Vigilância Ambiental e Agentes de Endemias vão para as escolas conscientizar os pequenos cidadãos
Preocupados com a situação epidemiológica da dengue no Município de Três Passos (ainda sem casos registrados), as Agentes de Combate a Endemias (ACE), e as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), programam um trabalho preventivo para as próximas semanas.
A ideia é estar em todas as escolas do Município de Três Passos, e rede particular, para dialogar com as crianças com o intuito de conscientizar os pequenos cidadãos.
Conforme a Coordenadora da Vigilância Ambiental/Agentes de Endemias, Andrea Oliveira, entrar em contato com os pequenos nos possibilita fazer com que levem as informações até suas casas. “Eles fixam melhor as informações, fiscalizam as suas residências. De forma didática queremos a prevenção”, completou.
Segundo as Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, é necessário que os ACS e ACE tenham acesso aos pátios, residências e terrenos para que auxiliem o munícipe a manter seu lar sem foco do mosquito.
As secretarias envolvidas estão realizando regularmente o “fumacê” em diversas ruas e bairros do município. O cronograma é extenso, e nas últimas semanas quarteirões dos bairros Centro, Glória, e Santa Inês foram contemplados.
Servidores da Secretaria de Obras e Viação realizaram nas últimas semanas a limpeza de todas as calhas dos prédios públicos, e agora, o cronograma de fumacê segue nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o qual, já iniciou no CIAC/SUS e no ESF Weber.
A Administração Municipal lembra que é dever de cada cidadão monitorar a sua residência, realizar a limpeza das mesmas, utilizar repelente, inseticida e outros artifícios que mantenham o lar livre do Aedes Aegypti. Dúvidas podem ser sanadas através da Secretaria de Meio Ambiente e Ouvidoria do Município.